A falta de conhecimento pode desvalorizar a capoeira, fazer com que aconteça a perda de sua identidade com a cultura popular brasileira
Mestre Lousado fez alerta para praticantes de capoeira
Jociano Garofolo
Bendito Donizete Teixeira, 46 anos, o conhecido Mestre Lousado, uma das maiores autoridades regionais no esporte, fez um alerta ontem no jornal A Cidade, aos alunos de capoeira e a quem tem interesse de iniciar nas aulas. Segundo ele, é preciso que se busquem professores preparados para as aulas, já que se trata de uma luta marcial e patrimônio cultural brasileiro.
A preocupação de Lousado é de que os professores de capoeira busquem se aperfeiçoar no esporte e que os alunos, procurem conhecer melhor seus professores. "Tem que haver a procura do bom profissional. Saber o histórico dele. Em Votuporanga, eu já formei vários alunos, várias pessoas capacitadas para ensinar capoeira. Minha preocupação, e a dos mestres da capoeira, é não deixar os moldes dela, as pessoas que conhecem as tradições, os toques de berimbau. Minha preocupação é se o professor conhece os parâmetros da capoeira, que são os mesmos da Educação Física, que é o conceitual (o que é preciso saber), o procedimental (saber o que fazer) e o atitudinal (saber se à pessoa que se ensina, o que está agregando na formação social). A capoeira é uma luta. A falta de conhecimento pode desvalorizar a capoeira, fazer com que aconteça a perda de sua identidade com a cultura popular brasileira".