Atacante tentou tranquilizar a torcida e disse que está 100% fisicamente para jogar
Maior contratação da história do futebol brasileiro,
Alexandre Pato foi apresentado nesta sexta-feira (11) pelo Corinthians. Sem badalação, o evento foi aberto somente à imprensa, que compareceu em grande número, lotando as dependências do CT Joaquim Grava.
O atacante prometeu justificar os R$ 40 milhões investidos pelo clube e procurou tranquilizar a torcida sobre seu grave histórico de lesões musculares. No entanto, não quis entrar em detalhes sobre o assunto. O jogador também não deu previsão para sua estreia.
- Eu nunca estive tão bem quanto estou agora. Muito feliz por chegar ao Corinthians. Fui recebido por todos de brações abertos. Só quero jogar e ser feliz. Estou 100% nos exames que eu fiz. Quero mostrar meu valor a todos os corintianos.
Pato também fez questão de afirmar que o Milan jamais impôs um esquema de treinamentos que alavancassem sua série de lesões. De acordo com ele, suas constantes idas ao departamento médico eram fatalidades da profissão. Novamente, não deixou muito claro quais eram as origens de suas lesões nem como elas foram tratadas.
- Tem as fatalidades, tem as horas que o jogador pode se machucar. Tenho só a agradecer ao Milan pelo tempo que passei lá. Agora é uma nova aventura. Um time campeão do mundo, tenho certeza que vou dar o meu melhor para o Corinthians.
Antes da apresentação oficial, Pato visitou o Parque São Jorge para se encontrar com o presidente Mario Gobbi. Mais cedo, ele circulou pelo CT e foi ao campo de treinamento para cumprimentar o técnico Tite e seus novos companheiros de time. No fim, ainda recebeu as boas-vindas de um representante da maior torcida organizada do Corinthians.
Especula-se que o atacante deva receber salário próximo ao dos jogadores mais bem pagos do clube, como Emerson Sheik e Paulinho, valores que giram em torno dos R$ 400 mil por mês. No entanto, Pato tem uma clausula contratual que lhe permite receber participação extra de contratos publicitários que ele e o clube fizerem.
Revelação das categorias de base do Inter, onde teve ascensão meteórica na reta final do Campeonato Brasileiro de 2006, Pato foi titular da equipe gaúcha na vitória sobre o Barcelona e no título do Mundial daquele ano. Em agosto de 2007, acabou negociado com o Milan pela multa rescisória, então estipulada em 24 milhões de euros. Menor de idade, não pôde entrar em campo de imediato, tendo estreado em janeiro de 2008, na vitória por 5 a 2 sobre o Napoli, da Itália, com direito a marcar o último gol da equipe rossonera.
A primeira lesão de Pato ocorreu logo em fevereiro, quando torceu o tornozelo direito jogando pelo Milan e foi até cortado da Seleção Brasileira. A partir da temporada seguinte, o jogador passaria a sofrer com constantes lesões musculares, sendo a última datada de novembro de 2012. Ao todo, o atacante passou mais de uma temporada sem jogar, tendo realizado 150 jogos e marcado 63 gols pelo Milan, além das conquistas do Campeonato Italiano e da Supercopa da Itália em 2011. Na seleção brasileira, foram 22 partidas e nove gols. (R7)