Acertado com a Votuporanguense para 2013, o treinador destaca os momentos mais importantes
Jocaino Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O técnico do Clube Atlético Votuporanguense Rogério Ferreira Pinto, o China, apontado por muitos torcedores como "pé quente", foi fundamental no excelente elenco montado pela Alvinegra em 2012, que conquistou o acesso para a Série A3 e pelo título de campeão. Em entrevista, o camandante técnico aponta os momentos que marcaram essa campanha e dá credíto à vitória exclusivamente aos jogadores.
Na campanha histórica, a Votuporanguense de China contou com um ataque irresistível, que marcou 51 gols, sendo que o artilheiro da competição, Romário, deixou a sua marca em 18 vezes. Foram 77% de aproveitamento, números de dar inveja a qualquer equipe numa competição dificílima como é a Segundona, que na última edição, contou com 41 times..
"Apesar do planejamento e início dos treinamentos já no mês de fevereiro, tivemos muitos problemas. Primeiramente, houve a demora em reunir o elenco, pois alguns jogadores estavam empregados na A3, A2, e fora do estado, onde ficou tudo muito apertado e somente na sexta rodada pudemos reunir o time ideal, contra o Fernandópolis, em casa. Foi quando aconteceu aquele incidente (confusão generalizada entre os atletas) que deixou minha equipe sem sete jogadores, e sem condições de entrosar a equipe e utilizar um time base. Sendo assim, tive que montar minha equipe de acordo com o adversário, usando as caracteristicas individuais de nossos atletas para neutralizar os pontos fortes dos adversários e buscar seus pontos fracos", disse o comandante votuporanguense.
Superação
"Isso foi primordial para nosso sucesso. Minha experiência fora do país na utilização de outros sistemas de jogo também foram fundamentais. Graças ao comprometimento da equipe do CAV, nós conseguiamos utlizar até 3 sistemas de jogo durante uma partida sem ter feito uma substituição, pois só é possivel quando os jogadores tem a humildade e o profissionalismo necessários para compor um bloco e não um time que cada um busca o seu proprio sucesso sem se importar com seus companheiros ou resultados. Como sempre disse, nosso time tinha alma e coração e esse conjunto tinha uma sintonia perfeita", explicou o técnico China.
O treinador do CAV ainda concluiu suas considerações com tom de agradecimento a todo o apoio que o time teve ao longo da temporada, abrangindo os mais variados setores do elenco e do clube em si. "A mistura equilibrada de força, técnica, preparo físico, raça , talento individual e cultura tática foram os ingredientes da nossa grande campanha. A comissão técnica formada pelo auxiliar técnico Osni, que observava nossos adversários , o treinador de goleiros Vagner Valente, o fisioterapeuta Thiago Fonseca, o nosso preparador físico André Oliveira, responsável pelo bom preparo fisico da nossa equipe e pelas palestras motivacionais, além do supervisor Kléber Magalhães, também tiveram papel fundamental nesta conquista. Enfim, um grande trabalho tem uma equipe vitoriosa não é mérito individual de ninguém", declarou o treinador do CAV.
Reconhecimento
China, que confirmou sua permanência na Votuporanguense para a Série A3, e junto vom Kléber Magalhães, está fazendo contatos para a contratação de reforços, também enalteceu o trabalho da diretoria do CAV, do apoio do prefeito municipal e da torcida, que nunca deixou de incentivar. "Agradeço nosso prefeito municipal Júnior Marão, seu vice cabo Valter e o secretário de esportes Mineiro que também deram suporte para a conquista , bem como a nossa torcida que lotou os estádios em todos os jogos e mostraram mais uma vez que o cidadão votuporanguense tem o futebol nas veias", finalizou o China, que renovou seu contrato com a Alvinegra para a próxima temporada, onde vai disputar a Série A-3", concluiu China (Com informações de Futebol Interior).