Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A segunda edição do Futebol do Bem foi considerada um sucesso pelos organizadores do evento. Milhares de pessoas encararam o calor da manhã de domingo e deram um verdadeiro exemplo de solidariedade. Em campo, as estrelas foram os atletas que promoveram um espetáculo descontraído e cheio de gols. O placar foi 4 a 2 para os "Amigos do Basílio" contra a "Seleção Local", mas no final, quem realmente ganhou foram as entidades assistenciais que serão beneficiadas.
O Futebol do bem 2011 contou com nomes bastante conhecidos do cenário futebolístico nacional. Edmilson, Marcos Assunção, Velloso, Sérgio, Fernando, Paulo César, Marco Antônio Boiadeiro, Doriva, Ranieli, etc. Mas nomes conhecidos do futebol local, como o ex goleiro da Alvinegra, Sabará, o bom zagueiro do CAV, Elsinho (que pode ser negociado com o Palmeiras), Anderson Pedra e o habilidoso Fabianinho também mostraram talento.
A Seleção Local liderada por Anderson Pedra, votuporanguense que atua como volante no Grêmio Barueri propôs um desafio à seleção Amigos do Basílio que vai render cestas básicas a uma das instituições participantes. Quando a bola rolou, o clima de descontração tomou conta.
Mais uma vez, a arbitragem contou com a presença de Ana Paula de Oliveira, que pelo segundo ano deu um show de simpatia no Plínio. Outro que se sobressaiu pela atenção aos fãs foi o pentacampeão mundial Edmilson. No intervalo, ele foi o único a ir do lado das arquibancadas descobertas, onde ficou à disposição dos torcedores para fotos e autógrafos. Porém, segundo os próprios torcedores, quem deixou a desejar foi Marcos Assunção, que evitou as entrevistas afirmando estar afônico.
De qualquer forma, nada tirou o brilho do evento que se mostrou melhor em sua segunda edição. Ao final, o grande idealizador, Basílio, agradeceu a todos pelo empenho e pelo prestígio dado à festa. Em alguns dias, os números oficiais de público e renda devem ser divulgados à população. Na primeira edição em 2010 o Futebol do Bem contou com mais de quatro mil pessoas e arrecadação de R$ 27 mil revertidos às entidades, segundo os organizadores.