Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/preocupante-unidades-de-saude-de-votuporanga-estao-lotadas-com-aumento-de-casos-de-doencas-respiratorias-n84002 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Preocupante: unidades de saúde de Votuporanga estão lotadas com aumento de casos de doenças respiratórias
Santa Casa, o Mini-hospital do Pozzobon e a UPA 24 horas estão atendendo um grande número de pessoas com sintomas gripais
As unidades de saúde pública de Votuporanga registram um aumento expressivo no número de atendimentos relacionados a doenças respiratórias. Conforme apurou a reportagem do jornal A Cidade, o volume de pacientes tem causado lotação em locais como a Santa Casa, o Mini-hospital Fortunata Germano Pozzobon e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).
Em comunicado divulgado por meio das redes sociais, a Santa Casa de Votuporanga informou que o hospital enfrenta um fluxo elevado de casos relacionados a síndromes respiratórias, o que tem provocado uma movimentação acima do habitual. “Estamos com aumento considerável nos casos de síndromes respiratórias. Por esse motivo, estamos com uma movimentação atípica, gerando esperas prolongadas.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Recomenda-se o uso de máscara em caso de sintomas gripais ou respiratórios, como forma de proteção individual e coletiva.”
A maior parte dos quadros registrados está associada a infecções virais que afetam especialmente pessoas com a imunidade comprometida, como idosos, crianças pequenas e pacientes com doenças crônicas, incluindo asma, bronquite e diabetes. Esse perfil de vulnerabilidade contribui para a maior demanda nos serviços de urgência e emergência da cidade.
Somente na Santa Casa, 3.349 pessoas foram atendidas com problemas respiratórios neste ano – apenas em abril e maio (até ontem), foram 1.531 atendimentos deste tipo.
Votuporanga passa por surto de gripe? Questionada pelo A Cidade se Votuporanga passa por um surto de gripe, a Secretaria Municipal da Saúde respondeu que não. A pasta explicou que um surto de uma doença é a ocorrência repentina e acima do esperado de casos de uma determinada enfermidade em uma localidade específica e durante um período limitado de tempo. No caso da gripe, caracteriza-se surto quando há um ou mais casos em um mesmo local e não disperso. Atualmente, o que a Vigilância Epidemiológica tem constatado é um aumento no número de casos de sintomas gripais.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/preocupante-unidades-de-saude-de-votuporanga-estao-lotadas-com-aumento-de-casos-de-doencas-respiratorias-n84002
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco