Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/com-santa-casa-lotada-votuporanga-chega-a-310-casos-e-tres-mortes-por-covid-19-neste-ano-n84149 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Com Santa Casa lotada, Votuporanga chega a 310 casos e três mortes por Covid-19 neste ano
A taxa de ocupação dos leitos e da UTI do hospital já passa de 100%, por conta do grande número de pacientes com sintomas gripais
Enquanto a Santa Casa de Votuporanga revive os momentos de terror da pandemia, com superlotação dos leitos e da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por conta do grande número de pacientes com sintomas gripais, dados oficiais da Secretaria Municipal da Saúde revelam que a cidade já registrou mais de 310 casos de Covid-19 neste ano. No mesmo período, três pessoas perderam a vida por complicações causadas pela doença.
Apesar dos números parecerem elevados, o cenário é bem diferente do que Votuporanga viveu entre 2020 e 2021 quando houve, inclusive, a necessidade de se montar um hospital de campanha para evitar que pessoas morressem à espera de um respirador. À época, a cidade chegou a registrar mais de 100 casos e até cinco mortes por dia.
Atualmente, conforme o levantamento feito pelo A Cidade junto à Secretaria da Saúde, não há nenhum paciente com Covid-19 internado e o último óbito provocado pela doença foi registrado no dia 23 de fevereiro. Em todo o mês de abril foram registrados apenas nove casos e em maio, até o momento apenas três pessoas foram diagnosticadas com o vírus.
Apesar de trazer certo alívio, os números revelam que Votuporanga enfrenta agora um novo “inimigo”. Com baixa adesão à vacina contra a gripe neste ano, há uma grande circulação de cepas do vírus, o que tem provocado filas enormes para atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital do Pozzobon e na Santa Casa.
O cenário tem gerado impactos diretos na assistência prestada, como o aumento no tempo de espera para consultas e internações, limitação de vagas para novos atendimentos e sobrecarga das equipes de saúde. De acordo com a secretaria da Saúde, a meta era vacinar 42,2 mil votuporanguenses contra a gripe neste ano, mas, conforme o último levantamento divulgado pela Pasta, apenas 11,5 mil procuraram as unidades de saúde até agora para se imunizar contra a doença.
“Apesar de ser uma doença comum no outono e no inverno, a gripe pode evoluir para quadros graves, especialmente em pessoas com comorbidades. Por isso, é fundamental que todos aproveitem essa ampliação para se proteger”, destacou a secretária da Saúde, Ivonete Félix, ao liberar a vacina para todos que quiserem se imunizar.
A vacina aplicada é trivalente, ou seja, protege contra dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o Influenza B. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e tem capacidade de gerar imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, ajudando a evitar o agravamento dos casos, reduzir internações e óbitos, além de aliviar a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação, se houver, em qualquer consultório municipal. As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/com-santa-casa-lotada-votuporanga-chega-a-310-casos-e-tres-mortes-por-covid-19-neste-ano-n84149
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco