Cidade
Baixos salários e alta carga horária afastam trabalhadores das empresas de Votuporanga, aponta Sindicato
Segundo a presidente do Sincomerciários, Lia Marques, muitos trabalhadores evitam empregos em alguns setores
publicado em 23/05/2025
Em Votuporanga, empresas buscam funcionários, e trabalhadores querem melhores condições (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Repercutiu bastante a reportagem desta quinta-feira (22), do jornal A Cidade que trata da dificuldade que as empresas de Votuporanga estão enfrentando para contratar trabalhadores. Pelo lado dos trabalhadores, a situação é reflexo de diversos fatores, entre eles os baixos salários e a alta carga horária, que acabam afastando os profissionais das vagas disponíveis, como aponta o Sindicato dos Empregados no Comércio de Votuporanga.
De acordo com a presidente do Sincomerciários, Lia Marques, muitos trabalhadores evitam empregos em setores como supermercados e farmácias, por exemplo, justamente pelas condições de trabalho. “Teria que ter benefícios, salário melhor, jornada menor. Hoje os mercados são o último lugar que eles querem trabalhar. Hoje observamos que eles entram para trabalhar em mercados e logo saem porque encontram outro melhor. Os donos de supermercado vão ter que rever se quiserem ter funcionários bom”, comentou.
A líder sindical ressaltou ainda que a dificuldade de contratação não é uma particularidade do município, mas um fenômeno que ocorre em todo o país. “A falta de funcionários está em todo Brasil”, afirmou.
Nas redes sociais, muitos munícipes opinaram sobre o assunto. “Querer muitos querem [trabalhar]. Difíceis são as condições dadas, as exigências, o salário”, escreveu uma mulher. “Não encontram funcionários? Deixem de lado a mentalidade escravocrata da elite brasileira”, opinou um homem.
“Melhorem as condições de trabalho que conseguem funcionários. É simples. O povo tá cansado de ser explorado e humilhado nas empresas da cidade”, relatou outro morador. “Salário de fome oferecido por eles, ninguém quer mesmo. Só pensam em si mesmos e querem arrancar o couro de seus colaboradores para pagar essa miséria de salário”, escreveu um homem.
Um levantamento do jornal A Cidade mostrou que somente nesta semana, em três frentes distintas, a cidade contabiliza mais de 150 vagas abertas, mas os empregadores relatam um desafio crescente para preencher esses postos.
Enquanto as empresas buscam estratégias para atrair e manter profissionais, a busca por melhores condições de trabalho tem levado muitos trabalhadores a trocar de emprego ou mesmo a recusar vagas que, apesar de disponíveis, não atendem às suas expectativas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/baixos-salarios-e-alta-carga-horaria-afastam-trabalhadores-das-empresas-de-votuporanga-aponta-sindicato-n84108