Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/apos-polemica-e-ate-pedidos-pela-cabeca-do-superintendente-saev-reabre-o-ecotudo-sul-n83796 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Após polêmica e até pedidos pela ‘cabeça’ do superintendente, Saev reabre o EcoTudo Sul
Ponto de entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis de origem domiciliar vai funcionar de segunda a sexta, as 7h às 17h
EcoTudo Sul será reativado no próximo dia 5 após toda a polêmica envolvendo a Câmara e a série de furtos ao local (Foto: Saev Ambiental)
Franclin Duarte franclin@acidadevotuporanga.com.br Depois de toda a polêmica com a Câmara Municipal, que levou vereadores inclusive a pedirem a ‘cabeça’ (demissão) do superintendente da Saev Ambiental, Luciano Passoni, a autarquia anunciou ontem que irá reabrir o EcoTudo Sul no próximo dia 5. O horário de funcionamento, porém, será, à princípio, diferente dos demais com o recebimento de materiais apenas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Para recordar, no início de fevereiro a Saev resolveu desativar parcialmente o EcoTudo Sul após ser alvo de uma série de furtos. O local está recebendo apenas pneus desde o dia 13 de fevereiro, data em que foi registrado o quarto boletim de ocorrência, entre novembro do ano passado e início deste ano.
As ocorrências envolvem furtos, ameaças aos servidores e até danos ao patrimônio público. De lá até hoje, outros três boletins foram registrados, totalizando sete ocorrências nos últimos seis meses. Mesmo com as ocorrências policiais, a desativação gerou a revolta de parte dos vereadores, principalmente os que possuem base eleitoral na zona Sul.
Após a repercussão do tema Luciano Passoni, recebeu os vereadores em uma visita ao ponto de entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis, localizado na Av. Conde Francisco Matarazzo, no dia 10 de março e, no mesmo dia, esteve na Câmara, onde prometeu reabrir o espaço. Mais de um mês depois, porém, o local seguiu desativado, o que levou vereadores a pedirem a cabeça do superintendente.
“O superintendente da Saev eu acho que já passou da hora dele tomar o boné e puxar o carro da Saev. Ele veio aqui, fez uma conversa bonita, foi muito bem no discurso, só que até hoje o Eco Tudo Sul mantém fechado. Vamos ver até quando vai continuar fechado. Eu vou convidar o pessoal para que a gente faça até um manifesto ali na frente, se for preciso, porque a gente precisa daquilo lá aberto, já passou da hora”, disse o vereador Wartão (União Brasil), na sessão do último dia 16.
Wartão, porém, não foi o único a cobrar o superintendente da Saev. Ao assumir a palavra, Emerson Pereira (PSD) disse que Luciano prometeu reativar o Eco Tudo Sul em 15 dias, mas o compromisso não foi honrado.
“Nós estivemos lá no mês de março, com Luciano Passoni, que relatou, naquela ocasião, que dentro de 15 dias no máximo estaria voltando a funcionar, mas até hoje nada aconteceu. A população daquele bairro está nos cobrando constantemente, pois não acreditam mais que aquele espaço possa voltar a funcionar, como era antigamente. Não podemos aceitar que o secretário venha aqui nessa tribuna só falar, falar e nada acontece. Faz um mês que o secretário esteve nessa tribuna e até agora nada. Está de brincadeira com a cara dos vereadores? Está de brincadeira com a cara da população?”, questionou.
Reativação Depois de toda a polêmica, a Saev determinou a reativação do EcoTudo Sul a partir do dia 5, só que de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os demais (Norte, Leste e Peste) seguem funcionando normalmente todos os dias da semana – incluindo domingos e feriados – das 7h às 19h.
Para que a segurança do local e o controle de acesso sejam redobrados, a autarquia está com duas licitações em andamento para a compra de materiais de segurança e para a contratação de mais vigilantes.
“Para voltar a abrir o espaço aos finais de semana e no período das 17h às 19h, precisamos garantir a segurança do local e dos nossos servidores, para oferecermos um serviço de qualidade à população. Inclusive solicitamos reforço da Polícia Militar para coibir ações criminosas nos quatro Ecotudos”, disse o superintendente.
Até o dia 5 de maio, o Ecotudo Sul segue recebendo, apenas, pneus, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. “Sabemos da importância de reabrirmos aquele espaço principalmente na região sul da cidade. O Ecotudo é um projeto pioneiro de Votuporanga que além do cunho ambiental também trabalha com o lado social da comunidade”, afirmou o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba.
Legenda:
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/apos-polemica-e-ate-pedidos-pela-cabeca-do-superintendente-saev-reabre-o-ecotudo-sul-n83796
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco