Os ventos intensos, acompanhados por chuva forte, derrubaram parte do palco, as barracas e outras estruturas
A segunda noite do “Valentim Folia” foi cancelada após um forte temporal (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um forte temporal atingiu a cidade de Valentim Gentil no fim da tarde do último sábado e causou estragos significativos na estrutura montada para o pré-carnaval da cidade. O “Valentim Folia”, organizado pela Prefeitura Municipal, estava programado para receber um grande público local e regional naquela noite, mas teve que ser cancelado devido aos danos provocados pela tempestade. Uma empresa de Votuporanga, responsável pela estrutura, teve um prejuízo de mais de R$ 100 mil.
Os ventos intensos, acompanhados por chuva forte, derrubaram parte do palco, as barracas e outras estruturas montadas para a festa. O cenário após o temporal era de destruição, com estruturas no chão e grande parte da infraestrutura comprometida. A Prefeitura e os organizadores avaliaram os danos e decidiram pelo cancelamento da programação prevista para a noite de sábado.
A expectativa era alta para a segunda noite do “Valentim Folia”, que contaria com apresentações da dupla Heitor & Murilo e do Open Farra. O sucesso da primeira noite, animada pela dupla Henrique & Diego, havia atraído um grande público e indicava que o evento continuaria movimentado. No entanto, a força da tempestade frustrou os planos da organização e dos foliões que aguardavam as festividades.
A Prefeitura lamentou o ocorrido e informou que não havia condições técnicas e estruturais para dar continuidade ao evento. Não houve relatos de feridos, mas os prejuízos materiais foram expressivos.
“Infelizmente, uma forte chuva com vendaval causou graves danos à estrutura do Valentim Folia no Recinto de Exposições. O temporal destruiu palco, iluminação, tendas e equipamentos, impossibilitando a realização do evento com segurança. Lamentamos profundamente essa situação e contamos com a compreensão de todos. Nossa prioridade é a segurança da população, dos artistas e de toda a equipe envolvida. Agradecemos a todos pela compreensão”, escreveu o Poder Executivo.
Empresa de Votuporanga
“O sábado foi uma tristeza na nossa família Filmando Emoções, aqui da nossa cidade de Votuporanga, uma empresa que tá no mercado há 34 anos”, comentou Leandro Melo, 44 anos, proprietário da Filmando Emoções, em conversa exclusiva com a reportagem do jornal
A Cidade.
Na ocasião, tudo estava montado para a festa e as equipes passavam o som quando veio a chuva. “Estava muito sol, o sol muito quente, então veio uma chuva tranquila, que, aparentemente, seria só uma chuva tranquila e normal, mas de repente veio uma nuvem preta, com uma rajada de vento e uma poeira grande. Então, nós começamos a organizar a estrutura para poder desce-la, organizar a estrutura para não correr risco, mas não deu tempo”, acrescentou.
No momento, tudo foi muito rápido. “A gente no desespero, então veio uma ventania muito, muito forte, e já pedimos para todos saírem, e as pessoas saíram correndo. E foi tenda para o chão, vento, muito vento – eu nunca vi uma coisa daquela em 34 anos de profissão. E quando você olha de repente e tudo está no chão, aí é desesperador. Você vê um sonho, uma conquista, um trabalho árduo para você conquistar sendo derrubado pela força do vento”, relatou.
Pela rapidez dos fatos, Leandro lembra que não havia outras medidas a serem tomadas. “Não havia o que fazer. Foi extremamente rápido e um desespero total. Você vê tudo torcido, tudo no chão e muita chuva”, relembrou.
O empresário, por outro lado, ficou feliz por ninguém se machucar. “Eu só tenho que agradecer porque ninguém ficou machucado e que foram só danos materiais. Nós tivemos alguns prejuízos, mas, dentro da proporção, eu acredito que não foi nada. O valor estimado passa um pouco de R$ 100 mil. Mas agora é pedir para Deus nos dar forças para a gente se reerguer”, contou.
A Filmando Emoções realiza eventos no Brasil inteiro e recebeu inúmeras mensagens de apoio depois do ocorrido. “Obrigado a todos”, concluiu Leandro.