As reformas das peças são fruto do talento de Daiani e dos ensinamentos de seu padrasto, que ainda em vida a ajudou manusear as ferramentas
A artista possui vídeos com mais de um milhão de visualizações e segundo ela, o sucesso teve início após a reforma deste armário da foto (Fotos: Arquivo pessoal)
Lara Matozo
Estagiária sob supervisão
lara@acidadevotuporanga.com.br
O que é lixo para a maioria das pessoas, para a representante comercial, Daiani Cristina Gonçalves, de 32 anos, é um grande tesouro. Isto porque ela consegue transformar móveis e objetos velhos, em peças ‘novas’, oferecendo outros destinos a elas.
Ela é moradora do município de Cosmorama e conta que o projeto começou após o falecimento do seu padrasto, que era pedreiro e pintor. Ele havia deixado em um cômodo da casa várias ferramentas que usava em seu ofício, foi quando Daiani teve a ideia de reformar a residência em que morava junto com sua mãe.
"Eu quis mudar a casa porque minha mãe estava passando por um período difícil e queria alterar o astral do ambiente para ela melhorar. Foi onde eu comecei a mexer com as ferramentas e com o material de pintura, fui tomando gosto pela coisa", relatou.
As transformações das peças são fruto do talento de Daiani e dos ensinamentos de seu padrasto, que ainda em vida a ajudou manusear as ferramentas. O primeiro local a ser reformado foi seu quarto, que não tinha cama. Desse modo, utilizando pallets, ela construiu uma. Depois do resultado, ela teve a ideia de compartilhar as dicas com outras pessoas, isso a motivou criar um canal no YouTube.
“O trabalho no quarto ficou muito bacana e quis compartilhar. Queria ensinar para as pessoas alguns projetos econômicos de 'faça você mesmo' gastando pouco, foi quando também ganhei a confiança da minha mãe na reforma de casa e há um ano e meio fiz o canal no YouTube", disse Daiani.
Trabalho com internet
O primeiro vídeo dela postado na web foi para o seu canal no YouTube: Daiani Oficial, que atualmente conta com 98,9 mil inscritos e possui mais de 3,5 milhões de visualizações. No vídeo ela ensina como fazer as placas de gesso 3D e logo na primeira postagem a resposta do público já animou a representante comercial.
“O pessoal comentou e interagiu bastante o que me deixou ainda mais engajada. Eu adoro trabalhar com arte, materiais recicláveis e gosto mais ainda de passar esse aprendizado ao meu público. Depois de um tempo percebi que poderia atingir outras redes sociais, foi quando iniciei o trabalho no Instagram”, afirmou.
Essa iniciativa lhe rendeu nada menos do que 429 mil seguidores na rede. Por lá ela ensina fazer objetos de decoração para casas, mas principalmente, reforma de móveis usados. A artista possui vídeos com mais de um milhão de visualizações e segundo ela, o sucesso teve início após a reforma de um armário.
Uma família carente de Cosmorama encontrou em via pública um armário velho e entrou em contato com ela para que fosse realizada a reforma. A família não possuía o móvel, então ela decidiu presenteá-los com a transformação.
“Eu tenho esse projeto como hobby, ainda não é uma fonte de renda então não cobrei nada, foi uma doação e eu fiquei com um enorme sentimento de gratidão em poder ajudá-los. Enquanto reformava, gravei um reels para o Instagram, esse vídeo bateu 14 milhões de visualizações em pouco tempo, foi um verdadeiro divisor de águas. Os comentários fizeram todo o sentido para o meu trabalho, pois fiquei motivada. Várias pessoas entraram em contato comigo relatando que minha arte mudava a vida delas e o ambiente que estavam”, destacou.
O processo de criação de Daiani se baseia no estado em que os objetos são encontrados, conforme a atividade é desenvolvida ela vai oferecendo outros formatos para as peças. A finalidade do projeto é exclusivamente ensinar pessoas a reformar móveis ou oferecer outra utilidade aos objetos velhos, porém ela trabalha com parcerias de divulgação e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail canaldaianioficial@gmail.com ou pelo seu perfil no Intagram: daianioficial.