O Haras é de Tércio Miranda e sua esposa Rosana Araújo de Miranda e participa do maior evento da raça, que segue até este domingo (14) em Indaiatuba
O Haras é de Tércio Miranda e sua esposa Rosana Araújo de Miranda e participa do maior evento da raça (Fotos: Divulgação)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe ainda nem terminou, mas Votuporanga já tem motivo para se orgulhar. O Haras Paiquerê é de Tércio Miranda e sua esposa Rosana Araújo de Miranda, da Companhia Tércio Miranda, conquistou o 1º lugar na categoria Júnior Fêmea do evento, que é organizado pela ABCCA (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe).
A família de Tércio já atua na criação de cavalos árabes há mais de 40 anos, amor que nasceu da matriarca da família, dona Zaclis. Todo o trabalho da equipe na exposição, aliás, foi dedicado a ela.
“Essa sempre foi uma paixão da minha mãe, que meu pai construiu para ela e antes do seu falecimento ela teve a oportunidade de ter esse Haras e depois, ao longo dos anos, ele veio dando sequência à criação e a gente acabou pegando amor também no cavalo árabe”, contou Tércio.
Todos os bastidores da competição foram apresentados por Rosana Araújo de Miranda, esposa de Tércio, por meio das redes sociais da Companhia. Ela filmou desde a preparação do cavalo Deriva (com direito até a acupuntura e quiropraxia), até o momento em que ele entrou na pista e saiu de lá com o título de campeão.
“A Nacional é a última e mais importante exposição do ano, apesar de não ter ocorrido exposições este ano, mas a criação brasileira não para, é uma das melhores do mundo, muito competitiva e é ali onde os animais se consagram”, disse Tércio.
Deriva ficou em 1º lugar na competição por decisão unânime dos juízes nacionais e internacionais. Além dele, outros cinco animais do Haras Paiquerê seguem na Exposição, que termina neste domingo (14).
Cia Tercio Miranda
Além do Haras Paiquerê, Tercio Miranda é responsável pela Cia Tercio Miranda, uma das mais reconhecidas companhias de rodeio do mundo, instalada em Votuporanga, com animais que são verdadeiros monstros das arenas.