Com a crise hídrica, a interligação da adutora na Emilio Arroyo Hernandes foi última ‘cartada’ da autarquia para garantir o abastecimento
Com todas as medidas possíveis já adotadas pela Saev para evitar o racionamento, chegou a vez da população fazer sua parte (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga enfrenta o período mais seco dos últimos 21 anos. Essa informação foi revelada pelo
A Cidade em maio deste ano e de lá para cá, pouco mudou, com o registro de apenas algumas chuvas esparsas. Esse cenário não é “privilégio” do município, pois assola todo país e já levou, inclusive, pelo menos três grandes cidades da região (Rio Preto, Catanduva e Santa Fé do Sul) a adotarem medidas de racionamento de água.
Para evitar que o mesmo aconteça em Votuporanga, a Saevesgotou, na semana passada, com as obras de substituição da adutora do sistema de abastecimento da zona Norte na interligação com a ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada na região central, todas as possibilidades que a Autarquia dispõe na tentativa de conter o racionamento de água.
“Desde janeiro deste ano, a Saev vem estruturando as condições para a eficácia na interligação de seus principais sistemas de poços profundos, incluindo a ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada na região central de Votuporanga. Até a presente data o racionamento de água não foi estabelecido, não descartando sobremaneira a possibilidade dessa condição, mediante este período singular de estiagem”, disse Saev em nota ao A Cidade.
Diante desse cenário a autarquia pede a colaboração da população, para que faça o uso racional da água, evite desperdícios e adote medidas de economia.
“Neste momento, a Saev Ambiental insiste para que a população se sensibilize, e utilize a água racionalmente e com responsabilidade. Os moradores devem fazer a sua parte para que os transtornos gerados pela falta d’água não seja realidade no município”, completa a nota.
Recomendações para economia de água
Pequenos ajustes na rotina ajudam a evitar o desperdício de água, principalmente no período de estiagem. Para o uso consciente de água a Saev recomenda:
- Tomar banhos mais curtos e, sempre que possível, fechar o chuveiro;
- Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, manter a torneira fechada;
- A descarga deve sempre ter sua válvula regulada;
- Reutilizar a água que sai da máquina de lavar para fins não potáveis;
- Não utilizar mangueira para lavar carros ou regar plantas;
- Utilizar vassoura para limpar calçadas.