Institutos meteorológicos estimam que volte a chover apenas no dia 26; estiagem esgota ‘volume útil’ de duas usinas hidrelétricas
Os institutos meteorológicos estimam que volte a chover em Votuporanga apenas no dia 26 deste mês, isto é, no fim de semana que vem (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
As pancadas de chuva que caíram sobre Votuporanga recentemente aliviaram (um pouco) a sensação de tempo seco. Mas a estiagem continua, tanto na cidade quanto na região. E o nível de água nas usinas hidrelétricas atingem níveis cada vez mais preocupantes.
A usina de Três Irmãos, que fica em Pereira Barreto, por exemplo, foi a segunda do noroeste paulista a esgotar seu “volume útil” nesta semana, de acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A primeira foi a de Ilha Solteira.
Apesar da situação crítica, o ONS garantiu, em nota, que as usinas não pararam de gerar energia. O Operador explicou que isso acontece porque o valor leva em consideração, também, o volume de água para utilização da hidrovia Tietê-Paraná, que está paralisada desde o início do mês.
Nível crítico
Outras usinas hidrelétricas da região operam com os reservatórios em níveis críticos. A usina de Água Vermelha, que fica entre Ouroeste e Iturama, está operando com pouco mais de 11% da sua capacidade. A hidrelétrica de Marimbondo, entre Icém e Fronteira, opera com pouco mais de 9%.
Embora especialistas alertem que se não voltar a chover existe o risco de blecaute de energia em horários de pico no país, o governo federal descarta os riscos de apagão e racionamento de energia.
Previsão
Os institutos meteorológicos estimam que volte a chover em Votuporanga apenas no dia 26 deste mês, isto é, no fim de semana que vem. E deve ser uma chuva passageira, porque a previsão para os dias seguintes volta a não ter chuvas no “cronograma”. Até lá, a previsão para a maioria dos dias é de calor e céu com algumas nuvens.
Para este sábado (18), porém, a meteorologia alerta para a possibilidade de mudança brusca de temperatura. O dia será de sol com algumas nuvens, com mínima de 23ºC e máxima de 39ºC. Para domingo (19), a previsão é praticamente idêntica – o que muda é a máxima, que é de 40ºC.
Para a semana que vem, os institutos preveem calor – em média, as mínimas são de 20ºC e as máximas de 40ºC – e céu com algumas nuvens até quarta-feira (22). Na quinta-feira (23), o tempo abre, assim como no sábado (25).
Já no domingo (26), o dia deve ser de sol com aumento de nuvens na parte da manhã. Os institutos meteorológicos estimam que as pancadas de chuva vão cair à tarde e à noite. A mínima prevista é de 22ºC e a máxima é de 37ºC.
Enquanto essas pancadas não chegam, a umidade do ar também atinge níveis preocupantes. Tanto que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para a região de Votuporanga. A cor desse alerta significa que a umidade está entre 12% e 20%, o que traz risco de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de incêndios florestais, segundo o instituto.