Com uma curta duração, o fenômeno do ipê branco é uma estratégia de sobrevivência da própria planta ao calor e a seca, dizem ambientalistas
A florada do ipê branco é a última e anuncia que primavera está chegando, votuporanguenses fazem selfies floridas para as redes sociais (Fotos: A Cidade)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Desde o fim da semana passada, as flores dos ipês brancos viraram atração em Votuporanga. A espécie típica da mata atlântica brasileira começou a florir há poucos dias e tem movimentado as redes sociais, com selfies floridas e cliques das pétalas.
A florada dos ipês é um fenômeno curto, com duração de cerca de sete dias, e representa uma reação da árvoreao tempo seco. A cidade tem vivido em um longo período de seca e de baixa umidade, e agora no auge do inverno, os ipês reagem em floradas como uma estratégia de sobrevivência.
Cientificamente falando, a árvore sofre um estresse hídrico durante o inverno, quando as raízes se aprofundam no solo em busca de água e, em seguida, perdem suas folhas como uma forma de armazenar energia.
Quem há mais de 50 anos visualiza o ipê branco realizar esse processo, é o seu Jesus Silva Melo e sua família, que ainda compartilha da oportunidade dentro do quintal de sua casa. A família se mudou para a residência em 1969, foi quando partiu a iniciativa de se plantar a árvore, hoje seu Jesus continua cuidando e dando o suporte necessário.
O votuporanguense Paulo Davanço, morador da rua Minas Gerais também cultiva seu ipê. Ele disse que em todos esses anos, sempre cuida de sua árvore com a poda e dando o possível para que ela cresça. O seu ipê soltou as primeiras flores na madrugada do sábado e ainda resiste nesse início de semana.
“Ele chega a dar três floradas seguidas. Eu plantei essas árvores [mais de um ipê] com sementes, porque a gente sabe origem, você tem a origem da árvore na qual são específicas. Peguei a semente em meio ao mato, vamos cuidando, podando, aguando”, explicou.
A florada do ipê branco é mais curta que a do amarelo e do roxo, ocorre no início de setembro como um aviso de que a primavera está chegando. Com o nascimento das flores, as folhas dos ipês caem e, após finalização da florada, o ciclo recomeça.