Cidade
Economia apresenta sinais de recuperação e Votuporanga volta a ter saldo positivo de empregos
Em 30 dias, conforme dados do Caged, 914 pessoas foram contratadas e 729 demitidas, o que representa um saldo de 185 postos criados
publicado em 27/08/2021
Indústria impulsionou a retomada e Votuporanga apresentou seus primeiros sinais de recuperação dos empregos perdidos (Foto: Foco Studio)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Depois do susto do mês de junho, quando Votuporanga apresentou o pior saldo na geração de empregos da década, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, mostram que as ações do Poder Público, em parceria com a iniciativa privada, têm surtido efeito e economia apresenta seus primeiros sinais de recuperação.
Em 30 dias, conforme levantamento feito pelo A Cidade, juntos aos dados do Governo Federal, 914 pessoas foram contratadas e 729 demitidas, o que representa um saldo de 185 postos de trabalho criados. A recuperação foi puxada pelo setor industrial, que contratou 307 votuporanguenses, enquanto desligou “apenas” 284.
O setor de serviços, principal responsável pelos números desastrosos de junho em razão das demissões na Vikstar, também apresentou boa reação à política de incentivos proposta pelo prefeito Jorge Seba (PSDB). Foram 287 novas contratações em um mês, contra 218 desligamentos.
Os dados corroboram com o otimismo apresentado pelos empreendedores que continuam acreditando e investindo na cidade. Como revelado pelo A Cidade, em julho deste ano, o município bateu o recorde de abertura de novas empresas, quando, mesmo em meio à crise, 115 empresas abriram suas portas na cidade, enquanto “apenas” 30 fecharam, o que representa um saldo positivo de 85 novas empresas a mais no município.
“Gosto sempre de olhar as coisas com otimismo, e esse resultado para Votuporanga é um sinal muito positivo de que estamos no caminho da retomada. Agora, com o avanço da vacinação, ela acontecerá de forma ainda mais rápida e organizada, graças ao plano de retomada que estamos colocando em prática”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Rodrigo Beleza.
Saldo
Apesar dos números positivos, tanto na geração de empregos como na abertura de novas empresas, Votuporanga ainda não conseguiu superar o impacto causado pela pandemia e, em especial, pelo fechamento da Vikstar. O saldo de empregos no município ainda segue negativo. No ano, até aqui, 6.384 votuporanguenses tiveram a carteira assinada, enquanto 6.537 perderam seus empregos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/economia-apresenta-sinais-de-recuperacao-e-votuporanga-volta-a-ter-saldo-positivo-de-empregos-n68860