Cidade
Crise hídrica: Saev mantém abastecimento regular, mas não descarta hipótese de racionamento em Votuporanga
Três grandes cidades da região estão racionando água, mas, com os poços profundos, situação em Votuporanga é mais ‘confortável’
publicado em 11/08/2021
Com a interligação de quatro poços profundos, Represa Municipal está sendo menos utilizada e Saev mantém o abastecimento regular (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A crise hídrica que assola todo o país levou ao menos três grandes cidades da região (Rio Preto, Catanduva e Santa Fé do Sul) a adotarem medidas de racionamento de água. Em Votuporanga, porém, a situação é um pouco mais ‘confortável’ graças a recente conclusão da interligação de quatro dos cinco poços profundos, o que tem permitido à Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) a manter o abastecimento regular, mesmo com a escassez de chuvas.
A Autarquia, no entanto, não descarta a hipótese, diante do atual cenário. Conforme dados do pluviômetro instalado junto à Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”, este ano, entre janeiro e junho choveu apenas 435 milímetros, ou seja, 368 mm a menos que no mesmo período de 2020, uma queda de 45,8%. No ano passado, para recordar, a Represa registrou o nível mais crítico desde 1974, o que levou o município ao racionamento.
“A Saev Ambiental informa que estruturou um sistema de interligação dos poços profundos na tentativa de evitar o racionamento de água no município. Desde janeiro deste ano, quatro dos cinco Sistemas de Abastecimento de Água foram interligados. São eles, os poços da Zona Norte, Sul, Sudeste e Centro. Desse modo, a utilização da água captada pela Represa Municipal ainda está sendo poupada, sem a necessidade de seu aproveitamento máximo, situação comum verificada durante a estiagem em anos anteriores. Apesar da seca e da crise hídrica enfrentada pelo país, até o momento, não foi necessário estabelecer o racionamento de água em Votuporanga. Embora, diante de tais condições, o racionamento ainda não pode ser descartado”, diz nota emitida pela Saev ao A Cidade.
Para evitar o racionamento, a Saev Ambiental reforça continuamente a necessidade do uso racional de água junto aos moradores. “A economia deste bem já escasso deve fazer parte da rotina da população”, complementa a Autarquia.
Pequenos ajustes na rotina ajudam a evitar o desperdício de água, principalmente no período de estiagem. Para o uso consciente de água a Saev recomenda:
- Tomar banhos mais curtos e, sempre que possível, fechar o chuveiro;
- Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, manter a torneira fechada;
- A descarga deve sempre ter sua válvula regulada;
- Reutilizar a água que sai da máquina de lavar para fins não potáveis;
- Não utilizar mangueira para lavar carros ou regar plantas;
- Utilizar vassoura para limpar calçadas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/crise-hidrica-saev-mantem-abastecimento-regular-mas-nao-descarta-hipotese-de-racionamento-em-votuporanga-n68593