Publicação eletrônica será semestral e vai trazer artigos científicos de diversas áreas
Sileno Araujo Ortin, coordenador do curso tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos responsável pelo desenvolvimento da “Revista (Foto: Divulgação)
Da redação
A Faculdade FUTURA - Grupo Educacional FAVENI lança, nesta segunda-feira (7), a “Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia FUTURA”. O periódico vai ser semestral e trará artigos científicos sobre pesquisas realizadas em diversas áreas.
Para marcar o lançamento da revista, a faculdade realizará um evento on-line no dia, a partir das 19h, que vai contar com palestra de Paola Alexandria Magalhães, Doutora em Ciências pela EERP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto), da USP, e show do músico André Gandolfo. Tudo vai ser transmitido ao vivo pelo canal da FUTURA no YouTube (youtube.com/faculdadefutura).
O Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade FUTURA, Professor Me. Tiago Moreno, que é pesquisador, docente da disciplina e grande entusiasta da produção científica, ressalta a importância de publicações como esta para o desenvolvimento de toda uma geração. “A produção científica beneficia não só o pesquisador e sim toda sociedade. O objetivo de uma Revista, como a nossa, é justamente contribuir para o desenvolvimento como um todo”, diz Tiago.
O acesso à revista será aberto a todos os interessados, no site da Faculdade FUTURA (faculdadefutura.com.br/revista-eletronica-ciencia-tecnologia-futura/). Vide QR Code abaixo.
Nova revista
Em entrevista ao Jornal A Cidade, o professor Sileno Araújo Ortin, coordenador do curso tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e responsável pelo desenvolvimento da “Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia FUTURA”, falou sobre a importância da faculdade ter um período científico e como funciona o processo editorial do periódico.
“Toda instituição de ensino superior é baseada em três pilares: ensino, extensão e pesquisa. O primeiro é a qualidade de ensino difundida por cada uma. A extensão são as atividades que a faculdade desenvolve para os alunos e também com foco em atendimento à comunidade. O outro pilar é a pesquisa, porque a função de uma faculdade/universidade é difundir o conhecimento, aquilo que foi produzido pelos docentes em conjunto com os alunos. O canal que nós utilizamos para fazer isso é uma revista científica”, explicou o professor.
Outro ponto ressaltado pelo docente é que a publicação no periódico será aberta tanto para os professores e alunos da FUTURA, quanto para pesquisadores extrainstitucionais, isto é, de outras faculdades e universidades, desde que atendam à linha editorial e aos critérios estabelecidos pela revista.
“Os interessados em ter seu artigo publicado pela revista podem entrar em contato, através do site da Faculdade FUTURA, na aba ‘Revista Científica’. Lá vai ter o e-mail para a qual eles vão encaminhar [seus artigos]. Porém, os autores devem se atentar às regras de submissão [também disponíveis no site]”, disse o docente.
Para avaliar os artigos submetidos para o periódico, a FUTURA montou um corpo editorial, com professores especialistas de diversas universidades e faculdades, tanto públicas quanto privadas.
Importância
No evento de lançamento da “Revista Eletrônica Ciência & Tecnologia FUTURA”, a Doutora em Ciências, Paola Magalhães, vai falar justamente sobre a importância da publicação científica na vida acadêmica.
Em entrevista à reportagem, ela falou sobre o tema que vai explorar no evento e, também, sobre a importância da faculdade oferecer um periódico científico para professores, pesquisadores e alunos.
“Quando a gente publica algo, a gente quer que aquilo tenha visibilidade e chegue para demais pessoas daquele meio. É uma oportunidade de a gente ser visto, enquanto pesquisador, na publicação. Essa iniciativa da Faculdade FUTURA é muito importante, porque incentiva a iniciações e os trabalhos científicos dos alunos de graduação. E a gente precisa estimular esses alunos a publicar e também oferecer visibilidade para seus trabalhos para que demais pessoas tenham acesso a eles”, disse Paola.