Iniciativa visa elevar o patamar da região por meio da integração dos municípios, o que viabilizaria mais investimentos
O anúncio foi feito por Carlão ao lado dos prefeitos de Votuporanga (Jorge Seba), Fernandópolis (André Pessuto) e Jales (Luis Henrique) (Foto: Assessoria)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), irá cumprir agenda em Votuporanga, na sexta-feira (28), para participar de uma audiência pública, cuja finalidade é discutir a criação da AU (Aglomeração Urbana) dos Grandes Lagos, que envolve Votuporanga, Fernandópolis, Jales e suas microrregiões. A iniciativa visa elevar o patamar da região por meio da integração dos municípios, o que viabilizaria mais investimentos para a solução de problemas regionais.
De acordo com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), um dos principais incentivadores do projeto, a Aglomeração Urbana Grandes Lagos será a primeira do Estado feita com vários municípios, o que deve trazer benefício para todos eles.
“Nós teremos reuniões de trabalho para que a gente comece esse grande projeto da Aglomeração Urbana que irá abranger os 44 municípios que fazem parte da região de governo de Votuporanga, da região de governo de Fernandópolis e Jales. Será a primeira Aglomeração Urbana com vários municípios para trazer um desenvolvimento melhor, crescimento econômico e fazer uma discussão sobre o que é que queremos para o futuro da nossa região”, explicou Carlão.
Além de Rodrigo Garcia e do presidente da Alesp, também irão participar da audiência os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a de Desenvolvimento Social, Célia Parnes e o de Educação, Rossieli Soares, bem como o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSDB), de Fernandópolis, André Pessuto (DEM) e de Jales Luis Henrique (PSDB).
Aglomerações Urbanas
Em todo o estado, atualmente, existem três Aglomerações Urbanas: a de Jundiaí, que envolve sete cidades, a de Piracicaba, que abrange 23 municípios e a de Franca, composta por 19 cidades. A última a ser criada foi a de Franca, que saiu do papel em 2018.