No final de semana, o município atingiu seu maior índice de isolamento deste ano; já no começo da semana, despencou
Votuporanga aparece em vermelho no sistema do governo estadual que monitora o índice de isolamento social (Imagem: Reprodução/Simi-SP)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Apesar das medidas restritivas determinadas pelo governo estadual e da Prefeitura para conter o avanço da pandemia, o índice de isolamento em Votuporanga despencou nesta semana após atingir seu pico no domingo (7). É o que mostra um levantamento feito pelo governo do Estado, por meio do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente).
De acordo com os dados, o índice de isolamento no município chegou a 53% no final de semana, que foi o maior registrado neste ano pelo sistema. Já na segunda-feira (8), quando os dados foram atualizados pela última vez no Simi, o índice despencou para 40%, fazendo Votuporanga passar do laranja para o vermelho no mapa do Estado.
A orientação do Centro de Contingência do Coronavírus, do governo do Estado, é que o índice ideal de isolamento para frear a pandemia é de 60% a 70%, que aparece em verde no mapa.
Além disso, a Prefeitura montou uma força-tarefa para fiscalizar o cumprimento tanto das medidas restritivas do decreto municipal quanto do toque de recolher. Até semana passada, a equipe tinha aplicado dez multas, realizado 250 orientações e atendido 153 denúncias.
Região
Entre os municípios da região noroeste, além de Votuporanga, o sistema traz dados de São José do Rio Preto, Mirassol e Fernandópolis.
No caso de Rio Preto, o município aparece em vermelho no mapa do Estado, com o índice de isolamento em 38%. Já Mirassol e Fernandópolis aparecem em laranja, com 49% e 42% de índice de isolamento, respectivamente.
Para o infectologista e coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, um dos impactos possíveis do isolamento social na taxa ideal é segurar a escalada de internações de pacientes graves com Covid-19 em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).
Monitoramento
O Simi funciona por meio de um acordo com as operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim, através da ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Esse acordo permite que o Estado consulte informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios mapeados.
O objetivo do sistema é apresentar dados georreferenciados agrupados para a elaboração de políticas públicas que aprimorem as medidas de isolamento social para o enfrentamento à pandemia.
Segundo o governo estadual, em relação à proteção de dados, as informações são aglutinadas e anonimizadas, respeitando a privacidade dos usuários.