Equipe já atendeu mais de 280 denúncias e registrou 14 multas desde o início do toque de recolher, mas nenhuma no Centro de Eventos
Vídeo 'fake' de aglomeração no Centro de Eventos viralizou nas redes sociais neste domingo (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A força-tarefa da Prefeitura de Votuporanga, montada para fiscalizar as determinações do toque de recolher e medidas do Plano São Paulo, teve que atender a um alarme falso neste fim de semana, após um vídeo “fake”, que viralizou nas redes sociais sobre uma suposta aglomeração no Centro de Eventos “Helder Henrique Galera”. De acordo com a Administração Municipal, as imagens são reais, porém não deste domingo (14).
A farsa foi descoberta após agentes da força-tarefa se deslocarem até o espaço e não encontrarem qualquer vestígio de que havia pessoas no local.
“Ao verificar a veracidade do vídeo, constatamos que as imagens não são recentes. A vegetação está muito diferente. Além de não termos encontrado nenhum sinal de que havia pessoas nas imediações”, disse o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Sargento Moreno.
Balanço
Desde a última terça-feira (9) até domingo (14), 146 orientações foram realizadas e 130 denúncias atendidas. Seis notificações e quatro multas/autuações foram emitidas para estabelecimentos que desrespeitaram as regras vigentes. No total, desde o início da operação no dia 3 de março, já foram realizadas cerca de 400 orientações, atendidas 283 denúncias e emitidas 14 multas/autuações.
Mercados, bares, praças e estabelecimentos em geral, além de ruas e avenidas da cidade foram visitados pelas equipes. De acordo com a Prefeitura, as equipes da força-tarefa realizam abordagens com a finalidade de conscientização para atendimento das medidas que têm como finalidade principal a preservação de vidas.
“A intenção não é multar, é poupar vidas que podem ser perdidas com a grande circulação do vírus. Precisamos frear essa disseminação para proteção da saúde e da vida dos nossos familiares”, reforçou o secretário.