Objetivo da associação é levar ao poder público pautas para melhorar a qualidade de vida das associadas (Imagem: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Um grupo de três votuporanguenses realizou a primeira reunião para discutir a criação de uma associação voltada para mães de crianças e adolescentes com deficiência no município. A ideia é chamá-la de "Associação Mães Especiais".
Em entrevista ao jornal A Cidade, Marcos Rogério Braz, que vai atuar no conselho fiscal da associação, explicou o objetivo da associação. "É importante a participação de todos para podermos lutar junto ao poder público para melhorar a qualidade de vida tanto das crianças [e adolescentes] quanto das mães", disse.
1ª reunião
Nessa primeira reunião, além de Braz estavam Maria Luiza de Lima Silva, que vai ser a presidente da associação, e a Marcela de Cássia Generoso da Silva, que vai ser a vice-presidente. Já Camila Fernanda Marques da Silva não estava na reunião, mas vai atuar na parte jurídica da associação, segundo as informações passadas por Braz ao jornal.
Entre as pautas discutidas estavam cadastro para as mães (com as necessidades especiais de cada um dos filhos), necessidades dessas mães, criação de uma equipe interdisciplinar (com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo etc e de um parque adaptado para crianças autistas e cadeirantes.
De acordo com Marcos Braz, no caso de Luiza e Marcela, elas têm filhos com necessidades especiais. Já Camila é portadora dessas necessidades, por ter uma deficiência na perna.
Próximos passos
Braz também disse à redação que neste primeiro momento a prioridade da associação é o cadastro de todas as mães interessadas em fazer parte.
A ideia da primeira reunião era de levantar pontos pertinentes sobre a organização da associação e do cadastro das mães.
"Posteriormente, nas próximas reuniões, iremos delegar funções para todas as mães dentro da associação. Levantamos alguns pontos sobre as necessidades delas, assuntos esses que iremos explorar um pouco mais a frente. Queremos que elas saibam que tem alguém lutando por elas e que elas não estão sozinhas", explicou.
As mães interessadas em fazer da futura associação podem entrar em contato pelos números: (17) 9 9276-0454 (Luiza); (17) 9 9733-5336 (Marcela); ou (17) 9 9701-0411 (Marcos).