Secretaria Municipal da Educação oferece transporte para alunos com necessidades especiais e aqueles que moram na área rural ou em bairros que tenham 'barreiras'
Alunos matriculados na rede estadual voltam a usar transporte escolar em Votuporanga nesta semana após retomada das aulas presenciais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
As aulas presenciais voltaram nesta semana para a rede estadual de ensino em Votuporanga. Com isso, voltou também o serviço de transporte escolar, oferecido pela Secretaria Municipal da Educação.
A Pasta disponibiliza o transporte para alunos com necessidades especiais e para aqueles que moram na área rural do município ou em bairros que tenham "barreiras" (rodovias, estradas etc).
A Secretaria informou, em nota ao jornal A Cidade, que o transporte não será retomado para os alunos matriculados na rede municipal no momento porque o retorno às aulas foi apenas da forma remota.
Já para os alunos da rede estadual e demais unidades públicas, a Pasta informou que oferece o serviço de transporte escolar seguindo uma série de protocolos determinados pelo Plano de Retomada do município.
Entre esses critérios estão obedecer a metragem de distanciamento social dentro dos ônibus, micro-ônibus e vans escolares; aferição de temperatura dos alunos e observação para sintomas da Covid-19; higienização dos bancos e locais de toque a cada viagem; oferta de álcool em gel 70% na entrada e saída dos veículos; e uso de máscara obrigatório para todos durante o trajeto.
Obrigatoriedade
O retorno presencial às aulas não é obrigatório em nenhuma escola do Estado de São Paulo, porém, os alunos que não puderem acompanhar as aulas nas escolas devem fazê-las remotamente no CMSP (Centro de Mídias da Educação de São Paulo).
PROTOCOLOS SANITÁRIOS DO TRANSPORTE ESCOLAR
- Uso de máscara é obrigatório para todos durante o trajeto;
- Alunos devem obedecer a metragem de distanciamento social;
- Assentos devem ter demarcação para sinalizar metragem de distanciamento social;
- Monitor do transporte deve fazer aferição da temperatura e observar se o aluno apresenta sintomas da Covid-19;
- Bancos e locais de toque nos veículos devem ser higienizados a cada viagem;
- Álcool em gel 70% para higienização das mãos deve ser oferecido aos alunos na entrada e saída dos veículos;
- Secretaria Municipal da Educação deve realizar formações para orientar funcionários do transporte escolar.