Em toda a Comarca, mais de 4 mil pessoas já foram imunizadas até o momento e avançam para a reta final da primeira etapa do Plano Estadual de Imunização
Cidades da Comarca ampliam a vacinação e começam a imunizar idosos com mais de 90 anos (Foto: Prefeitura de Valentim Gentil)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Depois de Votuporanga e Álvares Florence anunciarem a vacinação de seus idosos com mais de 90 anos contra a Covid-19, Parisi e Valentim Gentil também avançam para esta fase. Em toda a Comarca, mais de 4 mil pessoas já foram imunizadas até o momento e avançam para a reta final da primeira etapa do Plano Estadual de Imunização.
Em Parisi, segundo a secretária municipal da Saúde, Marli Donizete da Silva, 99 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante na cidade. Assim como todas as demais cidades, os primeiros vacinados foram os profissionais de saúde da rede pública, depois da rede privada e coveiros.
Ontem também foi iniciada a vacinação de mais de 90 anos. Profissionais da Pasta foram até as residências dos pacientes para a imunização. Agora, as doses remanescentes serão armazenadas até a chegada de mais um lote do imunizante para que seja iniciada a vacinação de idosos de 85 a 89 anos.
Valentim Gentil
Já em Valentim Gentil, conforme a diretora de Saúde, Rosana Cristina dos Santos Segura, imunização de idosos deve ser iniciada na quarta-feira (10), já que o município pretende terminar a aplicação das primeiras doses nos profissionais da saúde da rede privada para depois iniciar a nova fase.
Ainda segundo ela, os idosos acamados serão vacinados em suas residências, enquanto os demais poderão receber suas doses nas unidades de saúde por meio do sistema drive-thru. O município já recebeu 309 doses do imunizante, das quais 227 já foram aplicadas.
Álvares Florence
Já Álvares Florence, como anunciado ontem, recebeu 152 doses de vacinas contra a Covid-19, das quais 52 já foram aplicadas em profissionais de saúde que atuam na rede municipal e 40 em trabalhadores da saúde da rede privada e cuidadores de idosos.
As demais 60 doses começarão a ser aplicadas em idosos com mais de 90 anos a partir de segunda-feira (8), bem como os demais trabalhadores da saúde privada que ainda não foram imunizados. Um esquema especial foi montado para que a vacinação transcorra sem aglomerações, com aplicação em domicílio e também por sistema drive-thru.