O jornal A Cidade percorreu o município para descobrir quais estabelecimentos comerciais devem inaugurar neste ano
Empresários apostam em novos estabelecimentos comerciais em Votuporanga mesmo com as incertezas trazidas pela pandemia (Fotos: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Quem nunca se perguntou "o que será que vai ser aqui?" ao passar por um canteiro de obras? Pois o jornal A Cidade percorreu Votuporanga e encontrou barracões e estabelecimentos prontos (e quase prontos) que devem ser inaugurados em 2021.
Isso mostra que apesar da pandemia e de complicações, como o lockdown estipulado pelo governo estadual, os empresários estão apostando no setor aqui no município. Veja o que vem por aí.
Novos comércios
Na Avenida Wilson Foz, a concessionária de carros Top Car Multimarcas deve inaugurar ainda no primeiro semestre deste ano. O proprietário Marco Aurelio Dias disse ao jornal A Cidade que a expectativa é começar os trabalhos, no máximo, em março.
Ele também comentou sobre como é empreender num contexto tão incerto como o da pandemia do coronavírus e as suas consequências. "Está todo mundo perdido, mas vamos ver o que vai vir. A gente vai aprendendo a viver de novo", disse o empresário.
Já a Avenida Vale do Sol tem várias novidades chegando. A primeira delas é a academia Ultra Training, que já está pronta e inaugura na segunda-feira (1º). Um dos sócios do estabelecimento, Tiago Cavalcante de Souza, comentou ao A Cidade sobre expectativas e receios para 2021.
"O ano passado já foi muito complicado e difícil. O começo desse ano também não vai ser tão fácil, porque a situação deu até uma agravada. A gente está confiante que com a saída da vacina e que com o pessoal vacinado as coisas vão melhorar. Nós estamos confiantes para quando as coisas começarem a se normalizar", disse o sócio, que também é professor de educação física e personal trainer.
A academia está literalmente rodeada de canteiros de obras. Do lado direito, a reportagem apurou no local que um barracão está sendo construído para ser alugado. Já do lado esquerdo, o jornal apurou que estão erguendo um depósito de materiais de construção. As duas não tem previsão certa de conclusão, mas devem ser concluídas ainda neste ano.
Inaugurações e perdas
Um levantamento exclusivo feito pelo A Cidade junto à secretaria municipal da Fazenda no começo do ano revelou que 1.331 empresas foram abertas no município em 2020.
Em contrapartida, os dados mostraram que 747 empresas fecharam as portas durante o mesmo período analisado. O saldo negativo, porém, é inferior ao do ano anterior, quando 1.390 abriram e 862 fecharam. Os números, no entanto, podem ser ainda maiores, já que algumas empresas podem ter encerrado as atividades sem oficializar o fechamento junto à Prefeitura.
Desafio
Superar a crise, atrair mais empresas e, consequentemente, empregos, é um dos principais desafios do prefeito Jorge Seba (PSDB). Para comandar essa "missão", o tucano escalou o ex-vereador e empresário Rodrigo Beleza para comandar a Secretaria de Indústria, Comércio e Agropecuária.
O jornal encaminhou à Prefeitura perguntas relacionadas a investimentos e previsões para o setor em Votuporanga, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.