Segundo a Secretaria da Saúde, foram confirmados dois casos positivos neste ano; 978 pessoas buscaram a vacinação
Nesta etapa, a campanha é voltada para crianças de cinco anos a adultos de até 19 anos (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
No ano passado, o Estado de São Paulo enfrentou um surto de sarampo. A doença também acometeu a região noroeste paulista, inclusive, o município de Votuporanga. Em 2019, a cidade contabilizou 57 notificações foram registradas, sendo que 26 delas foram confirmadas.
Já neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde informou ao jornal A Cidade que o município confirmou dois casos positivos de sarampo e sete casos foram notificados. A única forma de prevenção da infecção viral é a vacinação, por isso, Votuporanga iniciou recentemente mais uma campanha.
“De acordo com o Setor de Imunização, até o momento, 978 pessoas compareceram nas Unidades de Saúde para verificar a necessidade da vacinação contra o sarampo, sendo que 83 delas precisaram ser vacinados por não possuírem a vacina em dia”, revelou.
Neste momento, uma busca ativa foi iniciada por uma equipe, que junto às escolas estaduais está vacinando adolescentes, mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Nesta primeira etapa, a Campanha é voltada para crianças de cinco anos a adultos de até 19 anos, que não possuem a vacina em dia. A aplicação da vacina se dá por meio do tríplice viral, que além do sarampo, protege as pessoas da rubéola e caxumba. A vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença.
Em Votuporanga, o Setor de Imunização da Secretaria segue com a Campanha de Vacinação contra o Sarampo até o próximo dia 13 de março em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Importante ressaltar que algumas delas possuem horário estendido ou do trabalhador, ampliando o atendimento de pacientes.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.
Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.