Por conta de quedas de árvores e fios energizados, muitos bairros da cidade ficaram sem energia e seguiram na mesma situação por mais de 24 horas
Elektro disse que equipes continuam atuando no restabelecimento de energia (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A chuva desta segunda-feira ainda está provocando reclamações e problemas aos moradores de diversas localidades de Votuporanga. Por conta de quedas de árvores e fios energizados, muitos bairros da cidade ficaram sem energia e seguiram na mesma situação por mais de 24 horas.
Ao jornal A Cidade, o morador do bairro Cohab III, Hermelindo Benetti, de 58 anos, afirmou que está revoltado com a falta de energia em sua residência, que está localizada na rua Manuel Garcia Rocha.
Ele contou que a energia em sua casa caiu por volta das 17h30 desta segunda-feira e até a tarde desta terça-feira ainda não havia retornado. “Eu sou doente e preciso me alimentar, e a comida está estragando na geladeira sem energia. Isso é um absurdo. Estou quase entrando na Justiça”, afirmou.
Hermelindo ainda contou à reportagem do A Cidade que a situação está acontecendo em todo o bairro e muitos moradores também estão reclamando. “Aqui o quarteirão inteiro está sem energia, eu já fiz um boletim de ocorrência, e a Elektro informou que daqui 24 horas voltaria a energia”, finalizou.
Questionado sobre os problemas de quedas de energia, a Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Votuporanga, disse que equipes continuam atuando no restabelecimento de energia na cidade e que no momento, há registros de casos pontuais.
“O fornecimento de energia foi normalizado para os grandes blocos de clientes na noite desta segunda-feira (21)”, disse em nota. A Elektro ainda reforçou que em casos de tempestades com raios, a orientação para a população é que seja evitado o banho e o uso de chuveiro e torneira elétrica na ocorrência de tempestades.
A Elektro orienta ainda para não mudar a chave (verão/inverno) do chuveiro se ele estiver ligado e, principalmente, nos dias em que estiverem ocorrendo descargas atmosféricas. Se tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento na instalação.
A concessionária de energia indica ainda para não mexer no interior dos televisores e optar por mantê-los desligados. Equipamentos eletrônicos sensíveis, como computadores, precisam de proteção especial contra descargas elétricas.
A dica também é evitar falar ao telefone, pois uma descarga atmosférica também pode entrar pela rede de dados; se possível, permaneça dentro de casa enquanto a tempestade durar.