A chuva acompanhada com ventos fortes registrada na tarde desta segunda-feira derrubou aproximadamente 50 árvores na cidade
Equipes da Saev e Prefeitura fizeram uma força-tarefa para retirar as árvores caídas na cidade (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A tempestade registrada na tarde desta segunda-feira causou grandes transtornos em Votuporanga. A chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento que chegaram até 80 km/h, segundo medição da Estação do Instituto localizada em Votuporanga, o que resultou em árvores caídas em diversas localidades da cidade.
A Prefeitura de Votuporanga, por meio de suas Secretarias Municipais da Cidade e Obras, e a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente, a Saev Ambiental, realizaram uma força-tarefa para limpeza e reorganização da cidade após a tempestade.
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Votuporanga registrou 51,8 mm de chuva em todo o dia, sendo 32 mm concentrados no período das 16h às 19h. As Secretarias Municipais se organizaram em turmas de limpeza de ruas e avenidas. Cerca de 50 árvores caídas foram retiradas. Apesar da força da tempestade, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência grave.
Nesta época do ano é propícia para estas pancadas de chuvas fortes, por isso, a pasta ainda alertou que a população deve adotar alguns cuidados básicos para manter calhas sempre limpas, não acumular lixo nem entulhos nas ruas para não prejudicar o escoamento das águas e manter árvores podadas regularmente.
É importante também não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, córregos e ruas e desligar e desconectar os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios. Em casos de quedas de árvores ou ocorrências desta natureza, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Comércio
Por conta do temporal desta segunda-feira, alguns estabelecimentos comerciais tiveram que driblar a situação para não prejudicar os atendimentos. Já em outros casos, algumas lojas tiveram problemas com equipamentos e quedas de energia.
A reportagem do A Cidade conversou com alguns desses estabelecimentos. No Auto Posto Pozzobon, segundo informações repassadas, uma parte do forro da estrutura onde está localizada as bombas de combustíveis foi arrancado pelo vento, mas nenhuma pessoa foi atingida.
Na Impress Brinquedos, a queda de energia acabou prejudicando o atendimento. “Tivemos queda de energia e a gente acabou fechando por volta das 17h, porque a rua Amazonas estava sem energia. Queimou um computador, nós pedimos para fazer o orçamento para que possamos ir na Elektro solicitar o ressarcimento”, disse.
Já na Ideal Calçados, o jornal A Cidade foi informado de que houve queda de energia, mas não teve nenhum prejuízo. Vendedores da loja ainda disseram que aos poucos a situação de computadores e telefones estão se normalizando.
A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, a Dise de Votuporanga, também sofreu alguns transtornos. Durante a tempestade, a Especializada ficou sem energia, o que persistiu até a manhã de ontem, no entanto, a situação já foi resolvida.
Na Imobiliária Padroeira, que fica no cruzamento das ruas Ceará e Sergipe, a chuva gerou acúmulo de água na calçada e quedas de energia. “Na verdade, eu também estava bem apreensivo porque sem a obra já alagava, então como seria uma catástrofe, mas diferente das outras foi tranquilo. Gerou uma certa quantidade de água na rua, mas não chegou a invadir a imobiliária. A água chegou até a calçada, mas não tivemos prejuízo. Houve cortes de energia durante a chuva, mas não teve nada que seria prejudicial. Foi resolvido rápido”, contou Alcides Silva.