O movimento contará com trio-elétrico, DJ, performance, entre outras ações e faz parte da “Semana da Diversidade”
A ONG Liberdade e Amar organiza mais uma edição da “Semana da Diversidade” na cidade (Foto: Marcello Camargo/Arquivo/Agência Brasil)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga sediará mais uma vez a “Semana da Diversidade”, que este ano ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro com uma programação voltada para o público LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e pessoas Intersex). O encerramento será com a “Parada da Diversidade”, que percorrerá as ruas da cidade.
Nos dias 30 e 31, sempre a partir das 19h, serão ministradas palestras sobre políticas públicas para a população LGBTI e no dia 1º ocorrerá a “Parada” pelas ruas da cidade com o tema “visibilidade e tolerância”. O primeiro dia ocorrerá no auditório do Parque da Cultura, com as palestras do professor e psicólogo da Faculdade Futura, Bruno Martins, a membro do Coletivo Feminista (de São José do Rio Preto), Bruna, e a pós-graduada em psicologia e sexualidade Rafaela Petrovic.
No segundo dia, que ocorre no Centro de Convenções, as palestras são com Angelita Toledo, membro do Movimento Feminista de Votuporanga (graduada em serviço social, especialista em políticas públicas e mestre em direitos humanos), e Marcelo Galego, coordenador estadual de políticas da diversidade da Secretaria da Justiça e Cidadania.
De acordo com a ONG Liberdade e Amar, organizadora da Semana, as atividades são abertas a todos. “Esse trabalho que nós desempenhamos é para isso mesmo: para todos participarem, conhecer a população LGBT de perto, entender que precisamos de cuidados”, comentou Everton Lopes Belai, o Tom, presidente da ONG. Ele lembrou que um gay morre a cada 16 horas e que transexuais têm dificuldades para encontrar empregos. “Então, nós existimos para colocá-los de volta na sociedade”, acrescentou.
A concentração da “Parada” será na rua Rui Barbosa e logo em seguida começa o percurso. O movimento contará com trio-elétrico, DJ, performance, entre outras ações. “Vai ser uma coisa bem bacana para todos participarem conosco: a Parada da Diversidade de Votuporanga”, destacou.