Uma sugestão para que um trecho da rua Amazonas seja liberado, aos sábados, apenas para pedestres foi enviada à Prefeitura
Segundo a sugestão, o impedimento parcial da rua contribuirá com o conforto das pessoas (Foto: Arquivo)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura Municipal de Votuporanga recebeu uma sugestão para que um trecho da rua Amazonas seja liberado, aos sábados, apenas para pedestres, porém isso dificilmente ocorrerá.
Ao jornal A Cidade, o Poder Executivo informou que a indicação foi protocolada no gabinete do prefeito e que para atender a solicitação é necessário realizar estudo técnico e ouvir as partes interessadas para garantir o conforto e bem-estar da população, bem como não prejudicar os comerciantes que atuam nesse trecho. “A Prefeitura não tomará nenhuma medida provisória até que não haja solicitação de órgãos competentes relacionados ao comércio de Votuporanga”, explicou.
A Administração Municipal ressaltou que, em 2009, foi realizada uma experiência pela Associação Comercial de Votuporanga (ACV) nesse sentido. Após pesquisa, foi constatado que não houve apoio de consumidores e comerciantes.
A indicação do Poder Legislativo é de autoria do vereador Wartão. Ele sugere que a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança estude impedir o trânsito de veículos em horário de comércio aberto aos sábados – no trecho da rua Amazonas entre as ruas Mato Grosso e Alagoas – tornando o local um “calçadão” para pedestres e consumidores.
A intenção é que, aos sábados, ocorra interdição semelhante a que é feita no período de final de ano, quando os pedestres têm mais conforto para aproveitar o centro comercial. “Votuporanga recebe muitas pessoas, principalmente no segundo sábado de cada mês, pois as lojas ficam abertas até as 18h e há um grande fluxo de pedestres nas calçadas, gerando diversos transtornos. O impedimento parcial da rua Amazonas contribuirá com o conforto daqueles consumidores que vão até o comércio fazer suas compras”, justificou. Ele também considera que o Plano de Mobilidade Urbana local prevê de forma expressa o favorecimento do pedestre com relação aos veículos.