Segundo dados da Prefeitura, no início deste mês, cerca de 50 pessoas se encontravam em situação de rua em Votuporanga
No período de 4 a 10 de julho, quando as temperaturas eram baixas, 31 pessoas passaram pelos abrigos (Foto: Imagem Ilustrativa)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Em Votuporanga, assim como na maioria das cidades, é comum caminhar e ver moradores de ruas. Segundo os dados divulgados pela Prefeitura Municipal a pedido do jornal A Cidade, no início deste mês, cerca de 50 pessoas se encontravam nessa situação de vulnerabilidade, em situação de rua.
Com os registros de baixas temperaturas nos últimos dias na cidade, muitos moradores de rua procuraram os abrigos para se protegerem do frio. A Administração Pública ainda informou que durante o período de 4 a 10 de julho, quando as temperaturas eram baixas, 31 pessoas passaram pelos abrigos, entre eles a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús e Comunidade Mão Amiga.
De acordo com a Prefeitura de Votuporanga, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos trabalha para dar toda assistência possível às pessoas em situação de rua que estão na cidade. “Equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos realizam busca frequentemente em locais estratégicos, inclusive no período noturno, e oferecem alimentação, abrigo e cobertores, bem como buscam encaminhar o indivíduo para a sua cidade de origem”, explicou o Poder Executivo.
Essas abordagens tem o intuito de convencer o indivíduo a sair das ruas e ir para um abrigo instalado no município. As entidades de Votuporanga são um local de passagem para esses moradores, no entanto, durante sua estadia, os responsáveis buscam compreender de que forma eles chegaram na cidade, para auxiliar posteriormente.
Atualmente, a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús e a Comunidade Mão Amiga totalizam aproximadamente 15 vagas disponíveis para abrigar as pessoas em situação de rua.
Auxílio emprego
Além das entidades assistenciais, o município possui um projeto coordenado pela pasta para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social a ingressar no mercado de trabalho: o “Votuporanga em Ação”.
Ele é um programa emergencial de auxílio desemprego, que busca auxiliar pessoas que vivem nestas situações, além de oferecer benefícios aos integrantes, como o acesso a cursos gratuitos de qualificação profissional, por meio da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O projeto “Votuporanga em Ação” também oferece atendimento odontológico realizado pelo Odonto Móvel, da Secretaria Municipal da Saúde.