Até o momento, do total, o Ecotudo Norte coletou 1.950 toneladas, Ecotudo Sul 1.450 e 140 toneladas no Ecotudo Oeste
O horário de atendimento é das 8h às 20h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga vive atualmente uma epidemia de casos de dengue e um dos principais fatores para a proliferação do mosquito são os acúmulos de lixo. A cidade possui três unidades do Ecotudo, que é um ponto para que os munícipes realizem o descarte correto de materiais e resíduos.
Segundo os dados divulgados pela Saev Ambiental a pedido do jornal A Cidade, até o momento, foram recolhidos pelos Ecotudos 3.540 toneladas de materiais neste ano. Foram 1.950 (55%) toneladas no Ecotudo Norte, 1.450 (41%) no Ecotudo Sul e 140 (4%) toneladas no Ecotudo Oeste.
De acordo com a pasta, os restos de jardinagem, entulhos e recicláveis (plástico e papel) são os tipos de materiais mais comuns.” Os Ecotudos recebem resíduos sólidos, entulhos de construções, podas de árvores, óleo de cozinha, móveis velhos, roupas, resíduos eletrônicos, pneus, madeiras e vários outros resíduos domiciliares”, explicou.
É importante frisar que os moradores precisam levar os resíduos separados para possibilitar a reciclagem e reuso. Os materiais levados aos Ecotudos são separados por uma triagem de materiais recicláveis realizadas por meio de uma estrutura própria composta por baias e sinalização específica.
No caso de grandes volumes, mais de 1 m³ (equivalente a uma caixa d’água de 1.000 litros), a orientação, no caso de entulho e poda de árvores, é que se contrate empresa de aluguel de caçambas; no caso de descarte de animais mortos de grande porte, a orientação é que entre em contato com o Centro de Zoonoses, por meio do telefone (17) 3422-6273.
A Saev ainda salientou que pneus podem ser descartados no Ecoponto de Pneus, anexo ao Ecotudo Sul ou em lojas de pneus e borracharias; em caso de descarte de recicláveis, entre em contato com a Coopervinte por meio do (17) 3423-5872; embalagens de agrotóxico devem ser descartadas no posto de recebimento de embalagens de agrotóxico; em caso de descarte de lixo hospitalar, comercial ou industrial deve ser contratada empresa especializada.
Coleta de lixo
Em Votuporanga, a coleta de lixo de recicláveis é feita uma vez por semana em cada imóvel. Já a coleta de lixo comum é realizada três vezes por semana, inclusive em Simonsen, e todos os dias na área central da cidade.
Multa
O descarte irregular dos resíduos ou qualquer espécie de lixo, ou seja, descartar tanto em locais urbanos inapropriados ou em margens de rodovias federais, estaduais ou municipais, é proibido por lei e podem ocasionar multa ao cidadão.
O infrator que for flagrado desrespeitando a lei incorrerá em multa no valor de 1.703 Unidades Fiscais do Município (UFM), sendo esta dobrada a cada reincidência, cumulativamente. Neste ano, a UFM corresponde a R$ 3,7769.
A multa será aplicada, pela mesma infração e idêntico valor, a quem determinar o transporte e depósito de lixo ou resíduo irregular e ao proprietário do veículo no qual for realizado o transporte.
Quando a infração for de responsabilidade de proprietário de estabelecimento comercial, industrial ou prestador de serviço, a licença de funcionamento será cancelada na terceira reincidência.
Denúncia
Os moradores que presenciarem a infração, devem realizar uma denúncia para a Administração Pública, que atende pela ouvidoria de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Paço Municipal, localizado na rua Pará, nº 3227 (Patrimônio Velho), ou pelo telefone, no número gratuito 0800-770-3590.
A denúncia também pode ser realizada por meio da internet, no site da Prefeitura de Votuporanga, através do ícone “Fale com a Ouvidoria”, ou pelo e-mail: ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br.
Funcionamento
O horário de atendimento das unidades é das 8h às 20h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. O Ecotudo Sul está localizado na antiga Algodoeira Matarazzo, na Avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com Avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I. Já o Ecotudo Norte fica na Avenida Sete, nº 2440, paralela à Avenida Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I. O Oeste atende no alto da Vicinal Nelson Bolotário.