O sarau acontece a partir das 14h, na instituição e toda a população pode participar gratuitamente
Os alunos participaram de diversas palestras da instituição (Foto: Divulgação)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A Faculdade Futura promoveu a 1ª Jornada Pedagógica – Paulo Freire. Em alusão a comemoração do ‘Dia do Pedagogo’ que foi celebrado no último dia 20 de maio, foi realizada no decorrer da semana, uma série de palestras e atividades complementares para os alunos do curso de pedagogia presencial e EAD da instituição.
Segundo os responsáveis pela organização, durante o evento, docentes e estudantes integraram seminários, atividades práticas que propiciem experiências nas diferentes áreas da educação, utilizando recursos pedagógicos. “A 1ª Jornada Pedagógica possui o objetivo geral de ampliar a formação científica, estética, prática e social dos discentes por meio da participação em oficinas e palestras que abrangem diferentes áreas do conhecimento”, afirmou.
Na última segunda-feira, aconteceu uma oficina sobre ‘O mundo da geometria espacial conhecido através das dobraduras’ com o Me. Ijosiel Mendes e depois houve uma palestra sobre ‘Abordagem do aluno com deficiência intelectual, autismo e síndromes que afetem o cognitivo na aprendizagem escolar’ com o Dr. José Rubens.
Já na terça-feira, a palestra foi ministrada pelo Prof. André Gandolfo e falou sobre o ‘Diálogo musical sobre a arte de educar’. Na quarta-feira, os alunos participaram de uma oficina de ‘Estratégias de leitura na contação de histórias’, com a Me. Kelly Brambila Kolano Nicolau. Depois aconteceu uma mesa-redonda sobre as ‘Perspectivas de atuação profissional do Pedagogo’, com o Prof. Dr. Ivair Fernandes de Amorim, Profª. Me. Rosicleia Maria Cipriano, Prof. Dr. Marcelo Alexandre dos Santos.
Na quinta-feira, a Faculdade Futura promoveu uma oficina aos educandos de confecção de bonecas e fantoches que será monitora pela professora Esp. Mariana Lisboa Fefin. Após, a instituição recebeu o professor e policial Jairo Antônio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, que ministrou uma palestra sobre a valorização da vida.
A direção da Futura ainda afirmou que proporcionar ações como esta é extremamente importante para a formação acadêmica de cada aluno, visando sempre o crescimento profissional, institucional e pessoal de cada um dos participantes. “Dessa forma busca-se uma formação e capacitação de um agente de mudanças, agente esse, reflexivo, criativo, construtivo, responsável, solidário, em relação a si mesmo e aos outros em seu entorno”, finalizou.
O fechamento da 1ª Jornada Pedagógica da Faculdade Futura acontece neste sábado, onde será realizado um sarau para que os alunos apresentem seus trabalhos e conclusões sobre a atividade.
Durante o evento, que é aberto para toda população, os participantes farão declamações de poesias, apresentações teatrais e músicas em libras, além de dança, contação de história, oficinas de fantoches voltadas para obras de Monteiro Lobado, mais especificamente sobre ‘O Sítio do Pica-pau Amarelo’.
A instituição ainda recebe os estudantes de escolas da rede municipal de Votuporanga e região, como o pessoal de Cosmorama. As atividades serão distribuídas em salas de aula para que todos possam participar e aproveitar o sarau da melhor forma possível.
O sarau acontece a partir das 14h, na unidade da Faculdade Futura, localizada na avenida Vale do Sol, nº 4876.