Conforme a proposta, os alunos da Rede Municipal de Ensino seriam anualmente submetidos à avaliação psicológica
A proposta previa a realização de avaliação psicológica (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Tramitava na Câmara Municipal de Votuporanga uma proposta para a Prefeitura realizar avaliação psicológica anual junto aos alunos da rede municipal de ensino. No entanto, após um parecer, o projeto foi retirado da Casa de Leis.
Conforme a proposta, os alunos da Rede Municipal de Ensino seriam anualmente submetidos à avaliação psicológica. Se com a avaliação, fosse diagnosticado algum tipo de transtorno, o aluno seria encaminhado para assistência junto aos órgãos competentes, de acordo com a normatização prevista na legislação aplicável. “Caso o aluno seja submetido ao encaminhamento previsto neste artigo, os pais ou responsáveis deverão comprovar periodicamente o seu comparecimento à assistência profissional, na forma prevista em regulamento”.
Conforme a proposta, de autoria do vereador Mehde Meidão, a necessidade da avaliação psicológica dos alunos da rede municipal de ensino, além do aspecto diagnóstico, pode ter um caráter preventivo importante, uma vez que possibilita a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida.