Segundo o cartório eleitoral, Votuporanga possui aproximadamente 70 mil eleitores, sendo que apenas 26.800 fizeram o recadastramento
O cartório eleitoral fica na rua São Paulo, nº 3431; o atendimento é das 8h30 às 18h (Foto: A Cidade)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Há algum tempo os eleitores do Brasil estão sendo convocados para realizarem o cadastramento da biometria para atualizar os títulos de eleitores. A população de Votuporanga e região foi alertada sobre a necessidade de fazer o recadastramento com certa urgência.
Segundo o cartório eleitoral para o jornal A Cidade, o município possui aproximadamente 70 mil eleitores, sendo que apenas 26.800 realizaram o cadastramento da biometria, o que significa que mais de 43 mil precisam procurar a 147ª Zona Eleitoral de Votuporanga para atualizar os dados.
O chefe do cartório da cidade, Robson Henrique da Silva Oliveira, afirmou que a biometria é obrigatória e quem não realizar poderá ter o título de eleitor cancelado. “Com o título cancelado, o eleitor pode ter o CPF bloqueado, bem como fica impossibilitado de tirar passaporte, prestar concursos públicos, obter empréstimos em bancos, votar nas próximas eleições, fazer matrícula em universidades, entre outros prejuízos”, explicou.
Conforme a orientação de Robson, os eleitores podem agendar o atendimento para evitar maiores transtornos. “O atendimento pode ser agendado, para maior conveniência do eleitor, através do site www.tre-sp.jus.br. Com o agendamento, o eleitor é atendido na hora marcada, sendo que o procedimento leva cerca de dez minutos”, esclareceu.
O chefe do cartório de Votuporanga ainda frisou que é importante realizar o recadastramento biométrico antes que o prazo determinado pela Justiça Eleitoral termine. Além disso, ele afirmou que “um plantão para a regularização da biometria deve acontecer em breve, no entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ainda não definiu a data”.
O cartório eleitoral da 147ª Zona Eleitoral de Votuporanga fica localizado na rua São Paulo, 3431 e o atendimento ao público é realizado das 8h30 às 18h, com agendamento prévio.
Documentos necessários
No momento do atendimento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação e comprovante de residência. Se tiver o título, deve apresentá-lo também. O documento oficial de identificação precisa ser original, com foto, como RG, carteira de trabalho e carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal. O comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias) deve conter o nome do eleitor e o endereço e ser recente– até três meses de emissão).
Biometria
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
Implantação no Estado
O cadastramento biométrico iniciou-se em São Paulo no ano de 2010, no município de Nuporanga. Em 2015, foi estendido para todo o Estado, sem obrigatoriedade de comparecimento. No pleito de 2018, 100 cidades paulistas tiveram a identificação totalmente biométrica dos eleitores no momento do voto.