Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a construção civil abriu quase 120 vagas
Os números foram divulgados pelo Caged (Foto: Elza Fiúza/AgênciaBrasil)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Nos dois primeiros meses do ano, o setor da construção civil criou 117 vagas de trabalho em Votuporanga de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Os números do Caged foram divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Somente em fevereiro, a construção civil registrou 97 demissões e 167 contratações, resultando em um saldo de 70 vagas criadas.
Em fevereiro, a indústria de transformação admitiu 161 pessoas, mas demitiu 175: saldo de -14. O serviço industrial de utilidade pública dispensou dois trabalhadores. Comércio registrou o mesmo número de contratações e demissões: 222.
No setor de serviços o saldo é positivo (80 vagas). São 357 desligamentos e 437 admissões. A Administração Pública dispensou duas pessoas. O setor da agropecuária registrou saldo negativo (-3), com três admissões e seis demissões. No total de fevereiro, Votuporanga apresentou saldo positivo de 129 vagas criadas. São 990 contratações contra 861 desligamentos.
No Brasil, o saldo é o sexto melhor da série histórica do cadastro desde 1992. Além disso, é o terceiro ano consecutivo de saldos positivos e crescentes após os anos de recessão, o que reflete a recuperação do contingente de empregos celetistas desde 2017. Em fevereiro, o estoque de empregos alcançou 38,6 milhões de postos de trabalho formais, um aumento de 0,45% em relação ao mês anterior e de 1,51% em relação ao mesmo período do ano passado.
O saldo do mês é mais que o dobro do registrado em fevereiro de 2018, quando foram gerados 61.188 postos. Em janeiro, o saldo foi de 34.313 empregos. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o saldo de 2019 chega a 207,4 mil, superior em 68,4 mil ao do mesmo período de 2018 (139 mil) e em 130,9 mil ao de 2017 (76,4 mil). Esse resultado representa um crescimento de 49,2% na abertura de postos de trabalho, em relação ao acumulado do mesmo período de 2018, e de 171,2%, em relação ao de 2017.
O resultado de fevereiro de 2019 está relacionado em boa parte à maior geração de empregos nos setores da Indústria de Transformação e Construção Civil, nos quais a retomada do crescimento se mostrava mais lenta que nos setores de Serviços e Comércio.