O programa auxilia famílias que vivem em situações de vulnerabilidade social, além de egressos do sistema prisional
As inscrições para o ‘Votuporanga em Ação’ já estão abertas sem prazo para encerramento (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
O projeto ‘Votuporanga em Ação’, desenvolvido pela Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria de Direitos Humanos, atendeu no ano passado 455 bolsistas. No mesmo período de 2017, passaram pelo projeto 380 famílias, o que representa um aumento de mais de 100 famílias. Os dados foram divulgados pela Secretaria a pedido do jornal A Cidade.
Segundo a Secretaria de Direito Humanos, o projeto tem como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, além de egressos do sistema prisional, possibilitando a recolocação das pessoas no mercado de trabalho. “O programa emergencial de auxílio desemprego desenvolvido no município tem o objetivo de auxiliar famílias que vivem em situações de vulnerabilidade social e egressos do sistema prisional. Promover a recolocação de pessoas no mercado de trabalho para que elas tenham condições de uma vida digna é um dos nossos objetivos”, explicou.
Além de oferecer oportunidades de emprego, o programa disponibiliza benefício aos bolsistas, como acesso a cursos gratuitos de qualificação profissional e atendimentos odontológicos prestados pelo Odonto Móvel.
De acordo com a pasta, as vagas de trabalho são distribuídas conforme a carga horária sendo ofertadas pelo período de seis meses, podendo ser renovada para mais seis meses. “O projeto Votuporanga em Ação tem 270 vagas para trabalhadores, sendo 130 vagas com período de 8 horas e 140 vagas com período de 4 horas. As 270 vagas de trabalho são oferecidas pelo período de 6 meses com possibilidade de renovação para mais 6 meses, sendo que as vagas vão sendo preenchidas de acordo com os vencimentos, desligamentos ou desistências que ocorrem durante o mês”, esclareceu.
As oportunidades de emprego são voltadas para prestação de serviços na cidade. Para participar do preenchimento, o candidato deve seguir os critérios estabelecidos pelo projeto, como estar desempregado há seis meses ou mais tempo desde que não faça parte de nenhum programa assistencial, ser morador de Votuporanga por no mínimo dois anos, ter a renda per capita familiar de até meio salário mínimo e apenas uma pessoa beneficiária por núcleo familiar.
Do total de vagas, havendo interessados e funções compatíveis, serão destinados 3% (três por cento) para os portadores de deficiência e 10% (dez por cento) para moradores de rua e assemelhados, ainda que oriundos de outras cidades. As inscrições para o projeto já estão abertas sem prazo para encerramento. A Secretaria está localizada na rua São Paulo, esquina com a Pará. Os atendimentos são realizados das 7h30 às 17h, ou pelo telefone (17) 3422 – 2770.