As coletas ocorrem às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h, sempre por meio de agendamentos
A Unidade de Coleta fica no espaço anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon” (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O número de doadores de sangue cresceu consideravelmente no último ano de acordo com dados da Secretaria da Saúde de Votuporanga. São quase 500 doadores a mais em relação a 2017.
Segundo o balanço da Unidade de Coleta de Sangue em 2017, do dia 5 de maio até o dia 28 de dezembro, foram registrados 1.732 doadores. No mesmo período, foram coletadas 1.421 bolsas. Também foram cadastradas 301 pessoas para doação de medula.
Já em 2018, os dados mostram 2.228 doadores, 1.758 bolsas coletadas e 116 cadastros para doação de medula. Portanto, foram registrados 496 doadores a mais do que em 2017.
A Unidade de Coleta de Votuporanga fica no espaço anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte.
As coletas ocorrem às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h, sempre por meio de agendamentos. O interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. Para doar é necessário, apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
A Unidade funciona por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga.
Com capacidade para receber até 270 bolsas ao mês, o posto pede a conscientização da população para a importância das doações. Mais informações podem ser obtidas pelo celular (17) 98116 – 7145 ou pelo telefone 3426 – 7530, ramal 210.
Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.
Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.