Em conversa a Cidade FM, o padre Geomar Alves dos Santos falou sobre a história da santa e a programação religiosa
A programação religiosa iniciou ontem com a novena e segue até amanhã com a última quermesse e show de prêmios (Foto: A Cidade)
Da redação
No dia 13 de dezembro a igreja católica celebra o dia de Santa Luzia. A santa, que é protetora da saúde e da visão, é lembrada em grandes festividades pela paróquia de Votuporanga na Praça Santa Luzia, assim como pelos seus fiéis em toda a região.
Em entrevista para a Cidade FM, o padre Geomar Alves dos Santos contou a história da padroeira de sua paróquia e falou sobre a programação da comemoração do dia da santa. A história de Santa Luzia começou em meados dos anos 300 no sul da Itália, quando o cristianismo era perseguido. “A tradição vem do sul da Sicília, na Itália. Ela era uma santa onde o cristianismo era perseguido, e ela queria ser cristã. Ela foi prometida em namoro a um rei, mas ela queria se dedicar a Deus. Como o rei se encantou pelos olhos delas, diz a lenda que ela arrancou os próprios olhos e entregou a ele, ou que alguém tirou os olhos dela”, explicou o padre.
A protetora da saúde e da visão realizou diversos milagres conforme relata sua história, mas de acordo com o padre Geomar, o primeiro milagre proferido pela santa foi o mais especial. “A santa já teve vários milagres relatados durante a vida toda, mas teve um milagre especial, o primeiro. Ela era muito devota da santa Ágata e a mãe dela ficou muito doente. Ela fez a promessa de levar a mãe ao túmulo da santa e que ela seria curada, assim ela fez e foi curada”, contou o padre.
Segundo o padre Geomar, os milagres são relatados a partir do inexplicável, o que foge do poder dos homens. “Os milagres que são aceitos pela igreja são aqueles que fogem de toda a capacidade do ser humano e da ciência em resolver, o que ninguém consegue explicar. Curas existem muitas, mas milagres são algo impossível da natureza”, contou o pároco.
Em comemoração ao dia de Santa Luzia, a paróquia realizou ontem uma programação religiosa especial. As atividades tiveram início com uma novena tradicional, às 15h, com a benção da água e da visão, seguida de procissão. Logo depois, no centro de eventos, no salão paroquial, aconteceu a festa de Santa Luzia. À noite foi realizada a quermesse e, às 19h30, a missa em louvor a Santa Luzia.
A celebração da Santa Luiza também acontece amanhã com a última quermesse promovida. O evento ainda sorteará muitos prêmios aos participantes. “Teremos muitos prêmios bonitos e muitas bicicletas para quem está concorrendo”, falou.
A paróquia Santa Luzia recebe em torno de 1.600 católicos em suas missas. “Em média de frequência, aos finais de semana, gira em torno de mais ou menos 1.600 pessoas em três missas, ou até menos”, finalizou o padre.