O obelisco Marco Zero foi inaugurado no dia 8 de agosto de 2014 com mais de 300 nomes de pioneiros de Votuporanga
No local, estão gravados mais de 300 nomes de moradores considerados pioneiros da cidade (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Da redação
Desde 2014, Votuporanga conta com o obelisco Marco Zero – Reconhecimento aos Pioneiros, na praça Dr. Fernando Costa. No local, estão gravados mais de 300 nomes de moradores considerados pioneiros da cidade.
Segundo a Prefeitura de Votuporanga, os nomes foram selecionados por uma comissão criada por meio de Decreto Municipal. “São considerados pioneiros os moradores e suas respectivas famílias que se estabeleceram em Votuporanga entre os anos de 1937 e 1945, da fundação à elevação a Município e Comarca, contribuindo para o seu desenvolvimento”.
Para a escolha dos nomes gravados no monumento foi feito um levantamento pela comissão, sendo que os membros se reuniram diversas vezes com o objetivo de levantar os nomes de todos os pioneiros que foram gravados na placa de homenagem. Para a construção do obelisco foram investidos R$ 51 mil.
“O projeto original, que ficou guardado por anos no Museu Municipal, é do pintor Renzo Fongaro que apresentou ao então prefeito Hernani de Mattos Nabuco, nos anos 60. O ex-prefeito Junior Marão e o atual secretário da Fazenda, Diogo Vicentini, decidiram resgatar o projeto com algumas alterações e aproveitou a ocasião de aniversário da cidade em 2014 para homenagear os fundadores do município”, afirmou a Prefeitura de Votuporanga.
No local, é possível observar a foto da empresa fundadora Theodor Wille & Cia LTDA. De acordo com o Executivo, entre os nomes homenageados estão o do primeiro professor autodidata, Abílio Franco; do profissional responsável pelo serviço de auto-falante que existia na praça, Alberto Pinfildi; do farmacêutico e ex-delegado de polícia, Aristides Gallo; do proprietário da primeira casa comercial (Casa Paranhos), Cecílio Cordeiro Paranhos; do comerciante tradicional à época da Casa Davanço, Fioravante Davanço; do primeiro prefeito da cidade, Francisco Vilar Horta, entre diversos outros.
Fizeram parte da comissão nomeada pelo ex-prefeito Junior Marão: Aguinaldo de Oliveira, Antonio Carvalho, Américo Davanço, Américo Adauto Leva, Bilto Herrera, Dagoberto José Mira Alves, Diogo Mendes Vicentini, Edison Cóculo Martins, Ivan Ferreira Nascimento, Izur Otuki, Jesus Silva Melo, Jorge Luiz Xavier De Souza, Leonildo Butignolli, Manoel Anzai, Nasser Gorayeb, Paulo Cesar Rapassi, Paulo Ramalho Matta, Rames Cury, Vicente Lupo e Waldecy Antonio Bortoloti.