O IFDM divulgado anteontem mostrou uma queda brusca: Votuporanga caiu da sétima para a 90ª colocação nacional
Os dados são do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal; cidade caiu no ranking (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um dos principais rankings quando o assunto é desenvolvimento dos municípios brasileiros foi divulgado anteontem: o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com dados de 2016. Nele, Votuporanga aparece como a 90ª melhor cidade do Brasil para se viver e a 53ª do Estado de São Paulo.
A pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é considerada bastante relevante porque é baseada em dados da saúde, educação e emprego. Criado em 2008, o índice é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Os números mostram que Votuporanga caiu bastante no ranking, já que no último levantamento, com dados de 2015, a cidade aparecia como a sétima mais desenvolvida do Brasil e a nona no Estado. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. Votuporanga atingiu 0.8478.
No ranking passado, a cidade se destacou bastante, uma vez que em menos de uma década, pulou da 72ª posição para a sétima, graças, segundo o Poder Executivo Municipal, a uma série de avanços na educação, saúde e na geração de emprego e renda. Por outro lado, no IFDM divulgado anteontem mostrou uma queda brusca: da sétima para a 90ª colocação nacional.
Na Região Noroeste, o destaque no índice ficou com Olímpia, que aparece como o segundo município com o melhor desenvolvimento do Brasil. O Estado de São Paulo tem outros quatro municípios no ranking dos dez maiores IFDMs. Louveira, líder do ranking nacional, Estrela do Norte (3ª), Itatiba (9ª posição) e Itupeva, a 10ª. Rio Preto, que já ocupou a mesma posição de Olímpia, agora aparece em 14º.
O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, falou sobre a importância de Olímpia figurar entre as três melhores cidades para se viver no país. Conforme ele, a cidade conseguiu, mesmo com toda a crise que o país enfrentou, conquistar essa posição de destaque no IFDM. “Isso é reflexo do trabalho diário de cada cidadão olimpiense, que luta para manter a cidade e também dos investidores que acreditam no potencial do município. Sempre vamos buscar melhorar e realizar um bom trabalho, mas estar entre as 10 cidades com melhor qualidade de vida no país é motivo de muito orgulho para nós”, comentou.