Empresas locais, regionais e até de alcance estadual estão vindo para Votuporanga construir vários apartamentos
Jorge Augusto Seba, secretário municipal de Planejamento, falou com A Cidade sobre os investimentos no município (Foto: A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Cresce em Votuporanga o número de apartamentos, e a expectativa é que nos próximos meses cerca de 1.200 novas unidades sejam construídas no município, segundo revelou ao A Cidade o secretário municipal de Planejamento, Jorge Augusto Seba.
O chefe da pasta destacou que os números da habitação mostram que Votuporanga é uma cidade em franca expansão, e “o que nos interessa mais de perto: uma expansão com qualidade”. Ele lembrou que o município não pode se descuidar dos índices de urbanização, que remetem à saúde pública, qualidade de água tratada, do esgoto coletado e tratado, as ruas pavimentadas e os equipamentos sociais distribuídos pela cidade. “Então, temos que cuidar dessas questões e manter, que é o mais difícil”, apontou.
O secretário observou que a cidade, em termos de população, cresce em média de 2% ao ano, portanto as famílias que chegam no município devem receber o mesmo atendimento das que já estão aqui.
Jorge explicou que a modalidade apartamento geralmente é dividida por faixa salarial. Ele esclareceu que desde 2013 não há financiamentos do Minha Casa, Minha Vida na Faixa 1, que é a mais popular. “Essa seria realmente uma faixa com um subsídio governamental, em que a Caixa Econômica Federal, que é a maior financiadora, estaria diretamente relacionada”. Já a Faixa de 1,5 é a que as construtoras têm investido em Votuporanga, como por exemplo o Vida Nova I, II e III.
Quando o assunto são apartamentos, no momento a Prefeitura de Votuporanga tem recebido vários projetos para a construção. “Pelo menos agora, temos visto dar entrada em processos que chegam a 1.200 apartamentos nas mais variadas faixas, desde 2 a 4. Dentro de um ano devem acontecer lançamentos imobiliários no município. Empresas locais, regionais e até de alcance estadual estão vindo para Votuporanga”, garantiu.
A chegada de construtoras na cidade mostra, conforme Jorge, que Votuporanga é um “polo de atração em todos os níveis”. Ele acrescentou que o município tem uma economia diversificada, com indústria, comércio, prestação de serviços e agronegócios. “As indústrias sobreviveram ao solavanco da crise e estão se reerguendo, e o município tem essa qualidade, essa economia própria de quase 100 mil habitantes”, pontuou.