Com a certificação, hospital receberá mais recursos financeiros e contará com um número maior de médicos residentes
O secretário Rogério Luiz Zeraik Abdalla foi recepcionado no Centro de Cultura e Turismo (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, fez um importante anunciou na manhã de ontem: a Santa Casa de Votuporanga será hospital-escola. Com a certificação, a unidade de saúde deve receber mais recursos financeiros e contará com um número maior de médicos residentes.
O anúncio foi feito durante um café da manhã que recepcionou Rogério em Votuporanga. O encontro ocorreu no Centro de Cultura e Turismo Marão Abdo Alfagali, no Parque da Cultura. O secretário e o deputado Fausto Pinato foram recebidos pelo prefeito João Dado e pelo deputado Carlão Pignatari. Também estavam presentes a secretária municipal da Saúde, Márcia Reina, o professor-doutor Djalma Domingos da Silva, pró-reitor acadêmico da Unifev, o vereador Daniel David, que representou a Câmara Municipal, a primeira-dama Mônica Pesciotto de Carvalho, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e o provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévan, o Torrinha.
Em conversa com A Cidade, Rogério contou que logo em seguida faria uma visita-técnica na Santa Casa local, quando iria conhecer a realidade do hospital e avaliar alguns critérios. Posteriormente, todas as questões serão levadas para o Ministério da Saúde. “Com certeza, vai conseguir a certificação”, garantiu.
O secretário ressaltou que a certificação trará inúmeros benefícios para a cidade e região. Como Votuporanga é um município de referência na saúde, acrescentou, com a certificação o hospital terá um número maior de médicos residentes. “É uma condição muito melhor para o município”, apontou.
Fausto Pinato destacou que a certificação será algo conquistado em conjunto, pelo prefeito Dado, deputado Carlão, Torrinha, entre outras lideranças. “Sempre pensamos em algumas alternativas para melhorar a receita, então isso é de suma importância. O secretário me assustou na hora que garantiu que estará liberando. É motivo de orgulho e de festa”, comentou.
Segundo o parlamentar, “sem dúvida a certificação aumenta e muito a arrecadação, e quem ganha somos todos nós”.