A Prefeitura de Votuporanga abrirá uma nova licitação para contratar uma empresa para prosseguir com os trabalhos
Segundo Dado, ainda não é possível falar sobre datas para a conclusão do novo Paço Municipal (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A construção do prédio do novo Paço Municipal de Votuporanga virou mesmo uma novela, no entanto, ao que tudo indica, um horizonte positivo já pode ser visto. Agora, a Prefeitura retomou a obra e contratará uma nova empresa para prosseguir com os trabalhos.
Em conversa com o jornal A Cidade, o prefeito João Dado explicou que o novo prédio da Prefeitura é objeto de uma legislação específica para ser executado, e as obras foram iniciadas no final de abril de 2016. Com alguma rapidez, os trabalhos avançaram até novembro do mesmo ano, porém desde então houve uma diminuição nos serviços.
Já em 2017, quando Dado começou a governar, ele participou de uma ou duas ocasiões de tratativas com a empresa que estava executando o trabalho. “Em função dessas conversas, tínhamos uma expectativa que as obras avançassem rapidamente em 2017, mas, lamentavelmente, isso não ocorreu”, contou.
O contrato com a empresa foi finalizado no mês passado, então o município retoma a obra, agora de maneira direta. O Poder Executivo fará uma nova licitação para a execução dos serviços.
Dado destacou que para o município é bastante importante estar com os espaços do novo Paço Municipal, já que trará para a Administração Municipal uma perspectiva de um Executivo centralizado em um único ambiente. “Hoje nós temos a Prefeitura distribuída em 35 imóveis. É uma doidice. Lá nós vamos concentrar em um único imóvel as secretarias”, comentou.
O gestor público frisou ainda que o novo prédio facilitará a gestão, a administração e atenderá melhor. “Assim, iremos atender melhor o nosso povo, a nossa gente, o que é o objetivo principal do governo”, acrescentou.
Questionado sobre prazos, ele observou que no momento é muito difícil falar em datas. Em um primeiro momento, o Executivo fará uma pesquisa sobre a estrutura metálica implantada no local. Para isso, a Prefeitura fez um convênio com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP. Se o laudo mostrar que é positiva a solidez das estruturas, a Administração fará uma nova licitação e a contratação para a continuidade dos serviços. “Vamos enfrentar de maneira muito determinada essa nova realidade e buscar a conclusão do novo Paço Municipal no menor prazo possível”, apontou.
A nova Prefeitura irá abrigar toda a área administrativa do Poder Executivo, com expectativa de concentrar em um único espaço todos os setores e, com isso, economizar cerca de R$ 100 mil mensal em aluguéis. O espaço ficará na avenida Sebastião Vaz de Oliveira, ao lado do North Shopping e Poupatempo.
A área é de cerca de 5 mil m² e receberá uma construção de mais de 7.500 m² distribuídos em cinco andares que abrigarão as Secretarias de Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Cidade, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Direitos Humanos, Educação, Esporte e Lazer, Finanças, Fundo Social de Solidariedade, Gestão Administrativa, Obras, Saúde, Trânsito e Gabinete.
A entrada do novo Centro Administrativo contará com os principais serviços destinados à população como ampla Central de Atendimento e agência bancária. O projeto conta também com elevadores e áreas de serviços em todos os pavimentos, bem como banheiros, incluindo aqueles apropriados para portadores de necessidades especiais.