As unidades de saúde do município permanecem abertas para vacinação durante a semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Da Redação
Na primeira semana de Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Votuporanga, 2.918 pessoas foram vacinadas nas unidades de saúde do município, de acordo com a primeira prévia da Secretaria Municipal da Saúde. Cerca de 22 mil pessoas estão incluídas como público-alvo desta ação na cidade, com meta de vacinação de 90%, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
“A campanha teve início na segunda-feira e segue até o dia 1º de junho, com o “Dia D” de intensificação da campanha previsto para 12 de maio”, informou a pasta.
Neste ano, a Secretaria Municipal informou que fazem parte dos grupos prioritários da ação, as crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada.
“A vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha protegerá o público-alvo contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe”, explicou a Secretaria da Saúde de Votuporanga.
Até o momento, não foi registrado nenhum caso de H1N1 no município. Já no ano passado, houve um caso positivo da doença.
Para atender a demanda esperada, as unidades de saúde do município permanecem abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Contágio e Prevenção
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.
As medidas de prevenção que devem ser adotadas são tomar os cuidados gerais de higiene pessoal; lavar frequentemente as mãos com água e sabão; fazer uso do álcool gel; utilizar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.