Há exatos 60 anos a entidade era fundada em Votuporanga; atualmente, a instituição atende um total de 45 idosos
O Lar São Vicente de Paulo foi criado no dia 28 de abril de 1958 em Votuporanga por um grupo de Vicentinos (Foto: Divulgação)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Hoje é dia de festa no Lar São Vicente de Paulo, já que há exatos 60 anos a entidade era fundada em Votuporanga. Atualmente, a instituição atende 45 idosos.
Vitorino José Arado, 61 anos, é o atual presidente do Lar e demonstra bastante orgulho por fazer parte da história de uma instituição que realiza um trabalho tão importante no município. “É toda uma história aqui em Votuporanga, uma história de bastante trabalho, portanto é motivo de muito orgulho para mim estar à frente da entidade em uma data tão marcante”, falou.
Ao mesmo tempo que compartilhar a alegria de dirigir o Lar, o presidente destaca que a responsabilidade é imensa. Ele observou que são muitos os desafios em uma instituição que tem 35 funcionários e que cuida muito bem das pessoas. “Os custos para manter os idosos e o bem-estar deles é bastante alto, então isso é motivo de constante preocupação da diretoria”, contou.
Vitorino destacou que é grande a felicidade em honrar muitos dirigentes que ao longo desses 60 estiveram na gestão, trabalharam, construíram e fizeram do Lar uma instituição sólida e que presta um grande serviço.
O Lar São Vicente de Paulo foi criado no dia 28 de abril de 1958 por um grupo de Vicentinos. Possui 11.396.84 m², atende em média 45 idosos de ambos os sexos provenientes de Votuporanga e de outras cidades circunvizinhas. Os atendidos têm idade igual ou superior a 60 anos de idade, de diferentes graus de dependência, que foram abrigados em decorrência das seguintes situações: negligencia, risco social, inexistência do núcleo familiar, abandono e ou carência de recursos financeiros.
A instituição é administrada pela Sociedade São Vicente de Paulo, mantida com subvenções governamentais, 70% das aposentadorias dos residentes, Central de Doações, doações espontâneas e eventos (quermesse, leilão, refeições, entre outros). A entidade oferta cinco refeições diárias, diferenciadas com a dietoterapia adequada para cada idoso.