A nova juíza titular da Vara do Trabalho, a votuporanguense Sandra Maria Zirondi, falou sobre a redução do número de ações
Sandra Maria Zirondi é a nova juíza titular da Vara do Trabalho de Votuporanga; ela assumiu o cargo dia 19 (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Reforma Trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2017. Desde então, o ajuizamento de novas ações caiu aproximadamente 20% na Vara do Trabalho de Votuporanga. A nova juíza titular da unidade, a votuporanguense Sandra Maria Zirondi, conversou com A Cidade sobre a questão.
Após a nova legislação trabalhista, 631 processos foram ajuizados na Vara do Trabalho, onde atualmente tramitam cerca de 4.900 ações. Somente em 2018, o órgão recebeu 368 processos.
A juíza Sandra explicou que analisando os dados da Secretaria da Vara do Trabalho e do Tribunal, foi possível constatar uma redução de aproximadamente 20% do número de novas ações após a Reforma Trabalhista. Segundo a juíza, uma das questões que influenciou na redução dos números é que a nova lei trouxe consigo a chamada homologação de transação extrajudicial – acordo entre as partes que posteriormente é homologado pela Vara do Trabalho. “Na comunidade jurídica e empresarial da cidade de Votuporanga houve uma recepção muito grande em relação ao acordo extrajudicial”, esclareceu.
Nova titular
A Vara do Trabalho de Votuporanga agora está sendo presidida por uma juíza titular. Desde segunda-feira (19), a juíza Sandra ocupa o cargo que anteriormente era ocupado pelo juiz José Antônio Gomes de Oliveira. Ela explicou que veio atuar em Votuporanga por meio de permuta, que ocorre quando um juiz permuta a titularidade de uma vara com a de outro magistrado. A juíza sempre teve interesse em trabalhar no município, enquanto o José Antônio queria atuar em Jales, local onde a juíza Sandra era titular.
A juíza revelou que o sentimento em ser Titular na Vara do Trabalho de Votuporanga é de imensa alegria, já que é sempre especial poder trabalhar em sua terra natal. “A minha alegria é imensa. Não tenho palavras para definir. Retornei para a cidade que eu já tinha atuado por muito tempo e agora estou aqui para ficar”, comentou.
A juíza Sandra é formada em Matemática pela Unifev. Depois, já em São Paulo, cursou direito na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), foi aprovada por concurso e é juíza há 15 anos. Como juíza substituta atuou em diversas cidades da região, inclusive Votuporanga. Antes de assumir a titularidade da Vara do Trabalho local, atuou como juíza titular nas unidades trabalhistas de Jaboticabal e Jales.
A Vara do Trabalho de Votuporanga conta com dois juízes, a titular, a juíza Sandra Maria Zirondi, e o substituto, o juiz José Rodrigues da Silva Neto, bem como 15 servidores, dentre eles um diretor e dois oficiais de justiça, além de cinco estagiários.