Notificação
Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, fazer contato telefônico também por meio do 0800 770 9786 para efetivar a notificação, mesmo que não ocorra acidentes. Dessa forma, o serviço terá condições de atender a cada um dos casos, por meio de orientações.
Na hipótese de picada, a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na zona norte.
Limpeza e roçagem
Nesse sentido, o calendário anual de limpeza e roçagem de praças, canteiros de avenidas, terrenos da Prefeitura e outras áreas verdes públicas já teve início, no último dia 2 de janeiro. Em 2017, 1502 terrenos foram limpos pelas equipes, 46 praças e 26 avenidas também estão no cronograma para a roçagem periódica, realizadas a cada três meses. A pasta é responsável pelo recolhimento de entulhos e galhos por toda a cidade.
Controle de Pragas
O controle de pragas na rede de esgoto é uma ação importante para impedir o aparecimento desses animais. A Saev Ambiental realizou, em 2017, a aplicação de veneno em 3,3 mil Poços de Visitação (PVs) para o combate de baratas e ratos, principal fonte de alimentação dos escorpiões. O serviço foi feito em Votuporanga e Simonsen por uma equipe especializada da Superintendência.
Fiscalização
Manter os terrenos limpos também é uma ação importante para conter o avanço da proliferação de animais peçonhentos. A medida é dever de todos os proprietários conforme consta nas leis 1595, de 10/02/1977, e 3407 de 08/06/2001, do Código de Posturas do Município.
Em Votuporanga, a fiscalização para verificação de terrenos sujos ocorre três vezes ao ano: entre março e abril; agosto e setembro; e, por último, entre novembro e dezembro. A cada etapa, a equipe de fiscalização da Secretaria da Fazenda realiza vistoria em cerca de 12 mil lotes sem edificação existentes na cidade. Além das fiscalizações nestes três períodos, a equipe também efetua notificações pontuais, para atendimento das denúncias registradas junto à Ouvidoria Municipal.
Para denúncias de lotes sujos, o telefone da Ouvidoria Municipal é o 0800-7703590.