O mutirão será realizado ainda nos dias 8 (sexta-feira), 9 (sábado) e 16 (sábado); os atendimentos ocorrem por ordem de chegada
Na manhã de ontem, a fila já era bastante extensa logo cedo no Cartório Eleitoral (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Quem pensou que seria tranquilo o primeiro dia do mutirão da biometria no Cartório Eleitoral de Votuporanga se enganou. Na manhã de ontem, a fila já era bastante longa logo cedo, e ela permaneceu assim por um bom tempo.
Mesmo com o alerta do Cartório Eleitoral, Robson de Oliveira de que não havia necessidade de pânico e pressa, muitos eleitores foram até o local para fazer o cadastramento da biometria.
O mutirão que começou ontem será realizado ainda nos dias 8 (sexta-feira), 9 (sábado) e 16 (sábado). Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada. O munícipe deve comparecer com o seu RG, comprovante de residência e Título de Eleitor.
Conforme Róbson, o procedimento é bastante rápido, com duração de até 15 minutos, e as informações ficam todas coletadas no sistema. “É tudo bem tranquilo”, explicou. Ele acrescentou que o cadastramento é um procedimento para aumentar a segurança na votação, então todos terão que fazer.
Em Votuporanga, o procedimento ainda não é obrigatório, porém quem já puder adiantar evita filas quando se tornar obrigatório.
É falsa a notícia de que quem perder o prazo para cadastramento da biometria terá de pagar multa de R$ 150 e pode ter documentos como RG, CPF e habilitação suspensos. O boato circulou pelo WhatsApp e pelo Facebook com dezenas de posts e centenas de compartilhamentos. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se prontificou a afirmar que a mensagem é falsa. “Não existe prazo nem multa”, afirmou Robson. Apesar do mutirão, o atendimento continua ocorrendo normalmente por agendamento.