A pasta explicou que possui espaço adequado e suficiente para receber todos os pacientes agendados nos seus respectivos horários
A pasta explicou que o AME possui espaço suficiente para receber todos os pacientes (Foto: Reprodução/Facebook)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Após a circulação de uma carta aberta à Câmara Municipal de Votuporanga buscando apoio dos vereadores para que melhorias sejam feitas na parte externa do AME (Ambulatório Médico de Especialidade), o A Cidade procurou o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde. A pasta garantiu que possui espaço adequado e suficiente para receber todos os pacientes agendados nos seus respectivos horários.
Conforme a carta, não há local “adequado e digno, com o mínimo de conforto e estrutura para receber os pacientes do AME que aguardam entrada para atendimento no horário de agendamento”.
Ao jornal A Cidade, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o índice de aprovação dos usuários do AME de Votuporanga é de 99,8%. A pasta ressaltou que a unidade conta com 33 especialidades, entre médicas e não médicas, e realiza mais de 30.400 atendimentos por mês, sendo 12.600 consultas (médicas e não médicas), 18.520 exames e 370 pequenas cirurgias.
A pasta explicou que possui espaço adequado e suficiente para receber todos os pacientes agendados nos seus respectivos horários. Há, observou, mais de 200 cadeiras apenas na recepção central, além de assentos reservados para portadores de necessidade especiais, gestantes, idosos, obesos e espaço reservado para cadeirantes. “Também conta com sanitários, fraldário, bebedouro, ar-condicionado, TV, wi-fi, cantinho da criança, com a finalidade de garantir maior conforto e atendimento humanizado aos usuários”, relatou.
A Secretaria destacou que é fundamental que os pacientes compareçam à unidade na data e horário agendados, com cerca de trinta minutos de antecedência, para conferência de documentos, por exemplo. Já a dinâmica do transporte para ida e volta dos usuários compete às prefeituras de suas cidades de origem. “É importante deixar claro que, até o momento, não houve qualquer solicitação formal para ampliação de espaços para acomodação dos pacientes”, garantiu.
A pasta lembra ainda que o Serviço de Atenção ao Usuário (SAU) do AME está à disposição dos pacientes para dúvidas ou sugestões.
Já a Santa Casa de Votuporanga esclarece que o AME é centro de diagnóstico para consultas e exames. Os atendimentos são agendados, a fim de que os usuários não fiquem em filas de espera, garantindo acolhimento humanizado e atendimento em horário pré-estabelecido. “Após, o paciente é liberado para retornar para sua cidade de origem. Entretanto, parte destes pacientes são de municípios vizinhos, que aguardam o transporte diariamente, de acordo com horário estabelecido pelas Prefeituras”.
As reclamações dos pacientes, por meio do nosso Serviço de Atenção ao Usuário (SAU), são todas encaminhadas para a Coordenação de Monitoramento da Ouvidoria Central da Secretaria do Estado de São Paulo.