A Secretaria Municipal da Saúde explica que dois novos veículos foram adquiridos neste ano pela Prefeitura de Votuporanga
Dois novos veículos foram adquiridos neste ano: uma nova ambulância e um veículo (Foto: Reprodução)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O município está servido suficientemente com veículos na área da saúde, é o que destaca a Secretaria Municipal de Saúde. O município conta atualmente com 10 ambulâncias comuns (2 macas ou 1 maca), além de uma Unidade de Suporte Avançado/ USA-Samu, duas Unidades de Suporte Básico / USB-Samu e uma UTI – móvel/ serviço terceirizado pela Santa Casa de Votuporanga.
Conforme a Prefeitura, além das ambulâncias, o município contabiliza pelo Transporte Sanitário: 3 micro-ônibus de 28 lugares, outro com 22 lugares e um adaptado para cadeirantes (13 lugares + 4 cadeirantes); uma van contendo 15 lugares, 1 perua Kombi de 12 lugares e 1 carro com 4 assentos. “O município também faz as viagens de pacientes, por meio de empresa terceirizada. São duas viagens diárias a São José do Rio Preto, com linhas fixas, sendo utilizados 2 ônibus e 2 micro-ônibus”, explicou.
Já nas segundas, quartas e sextas-feiras a empresa disponibiliza um ônibus com linha fixa para Barretos. Todos os ônibus acomodam 44 passageiros e os micro-ônibus, 30. A Secretaria explicou que quando estes recursos não são suficientes para atender a demanda ou a necessidade do paciente, a pasta segue a Portaria SAS/ 055 de 24 de fevereiro de 1999, que regulamenta o Tratamento Fora de Domicílio no SUS. “Por meio destes veículos é possível garantir os serviços ou tratamentos à população, que vão desde hemodiálises, curativos, reabilitações físicas e visuais até o tratamento contra o câncer”, observou. Pacientes também são transportados para Jales, Fernandópolis, Cardoso, São Paulo, Catanduva, Nhandeara, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Tanabi, Jaci, Araçatuba e Barretos.
A pasta lembrou ainda que dois novos veículos foram adquiridos neste ano pela Prefeitura: uma nova ambulância e um veículo que será encaminhado para o transporte sanitário. “Eles já foram entregues e começam a circular em breve, após a finalização dos documentos”. Foram adquiridos uma van Renault totalmente adaptada para cadeirantes, para duas cadeiras de rodas e mais sete lugares, além de uma ambulância com espaço para três assentos e uma maca.